Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Haverá Islanders?

A LiFFA, provavelmente, começará no dia 27 de julho e apenas o Rio de Janeiro Islanders ainda não está confirmado na competição. O time carioca jogará na cidade do Rio de Janeiro e por estar disputando o Carioca Bowl - tradicional campeonato de futebol americano de areia -, não realizou amistosos pré-LiFFA.

A equipe dos Insulanos, como se denominam,  ainda não tem jogo marcado e parece que não terá. Eles não tem campo, ainda não pagaram a inscrição do campeonato e não tem mais ninguém querendo jogar amistoso, pois todos fizeram dois jogos que precisam.

Na minha opinião, não teremos Islanders em 2014. Está tudo muito em cima da hora pra dar certo, mas, certamente, se eles entrarem, serão um dos favoritos ao título. Os times do Carioca Bowl são fortes, exceto um ou outro, mas Islanders tem força e um quarterback pocket, Vavo, que é grande e pode causar estragos nas secundárias do torneio..



domingo, 25 de maio de 2014

Andorinhas passa por cima do Giants United

Provas dos Bombeiros em Magé e apenas 19 jogadores de Itaperuna fizeram com que o duelo desse domingo, 25, fosse murcho. A torcida do Andorinhas compareceu em peso, contrariando a pouca divulgação que foi feita na cidade. No final do quarto período o placar marcava 46 a 0 para os mandantes e as duas equipes encerraram sua participação na pré-temporada.

(foto: Facebook/LiFFA)
Para quem esperava a chuva, a única enxurrada que presenciamos foi de touchdowns. Destaque para o HB do Andorinhas, Farinha. O corredor entrou na end zone em duas oportunidades, além de outras boas corridas com muito avanço. De acordo com a torcida., junto aos narradores de Warriors e Yetis presentes no local, o atleta foi considerado o MVP do duelo.

Sem mais delongas, vou começar a análise:

Análise Andorinhas

Queria muito acreditar que o Rodolfo, quarterback titular, é o cara que pode conduzir o time, mas ainda acho que não. O camisa 7 mostrou evolução, está mais seguro no pocket, tem um braço forte, mas peca na leitura e na escolha dos alvos. O outro QB, Filipe Ganso, mostra algumas das características do Rodolfo, como a corrida, o jeito de passar e a deficiência na leitura. Sugiro que trabalhem MUITO esses dois atletas ou corram atrás de um quarterback pronto, se não é sem chances de vencer a LiFFA.

O jogo corrido deu show. Como mencionei anteriormente, Farinha foi o destaque da partida. O que me chamou a atenção nesse ataque terrestre foi a diversidade de corridas que aconteceram. O fato curioso fica pela formação do ataque que tinha basicamente três running backs, sendo dois posicionados como tight ends. Com esse jeito de jogar aconteceram muitos reverses, corridas pelo meio, além de play actions. Esse tipo de jogo pode surpreender na LiFFA.

O ataque aéreo foi equilibrado nesse jogo. Destaco os WRs K9 e Felix, ambos com boas recepções. O primeiro foi bem em passes de profundidade, conseguindo agarrar bolas improváveis. Já o segundo, teve uma grande atuação como slot, deixando muitos marcadores para trás e ficando livre em muitas situações, infelizmente, pelos passes baixos, muitos não foram completos.

A linha ofensiva não é a mesma do ano passado, quando tinha o enorme Fininho, o Abdullah Pai, mas sobraram bons jogadores como o center Davi Souza e o Ricardo que fez a transição pra OL, diga-se de passagem, boa atuação desse left tackle. Essa vertente perde em qualidade, mas ganha em locomoção. Em 2013, era impossível que algum deles fizessem bloqueios em segundo nível, já em 2014, fica mais fácil com uma linha que mescla força e agilidade.

Sobre a linha defensiva: Abdullah Filho é um monstro. Arrastou com em TODAS as vezes a OL adversária, guardem a vaga na SeleLiFFA pra esse jogador. Sei que todos querem saber (ou não) sobre a atuação do Krebs. Foi boa, mas apagou em certo momento, além de tudo, anulou um touchdown em um momento destemperado.

A atuação dos linebackers foi boa. A dupla do extinto Guapimirim Bulls, Roger Godoy e Thauan "The Rock" brilhou. Thauan entrou em blitz, praticamente, o jogo todo. Enquanto isso, Roger era mais "faz tudo", blitou, marcou em zona, mano a mano e foi bem. Confesso que fiquei supreso, esperava menos.

A secundária pouco trabalhou, mas o cornerback Gustavo fez boas marcações quando foi acionado. A defesa não contou com o safety Kinder Ovo que estava na prova dos bombeiros e que ia colocar velocidade no ataque, na defesa e nos especilistas.

Análise Giants

É muito difícil analisar um time que toma 46 pontos, mas vamos tentar. Antes de começar, queria parabenizar a vinda da equipe e que não se entregaram em nenhum momento, isso é hombridade.

Como o Richard, presidente do Giants, mencionou durante a semana, o plantel viria sem o quarterback titular, isso prejudicou bastante o time. O wide receiver Netto é o principal alvo, mas se machucou e jogou pouco, nem sendo ativado.

O jogo corrido não entrou, a defesa adversária estava sempre em cima da jogada. A OL estava meio remendada, mas gostei bastante do center Leozão e do LT Richard. Há muitos detalhes para serem ajustados nessa equipe, acredito que na cidade de Itaperuna eles sejam mais fortes e competitivos.

A defesa não fez e nem podia fazer muita coisa, mas é nítido que precisam se reforçar, além de criar táticas. Ir no jeito que dá, hoje em dia, não funciona mais pra LiFFA. Novamente, parabéns.

*Breaking News*

Durante a Copa do Mundo teremos um amistoso! A partida entre Niterói Federals e Macaé Oilers acontecerá no próximo dia 29 de junho, às 14h, em Macaé.









sábado, 24 de maio de 2014

A LiFFA que queremos ver

Ver a LiFFA crescer de forma organizada e com sabedoria dá gosto. Hoje o torneio conta com 11 times, bem diferente dos cinco (ou três) que disputaram o título em 2013. Na última segunda-feira (19), Edgard Monteiro (Rockers), Cláudio da Silva (Wolves) e Marcelo Alves (Hunters) foram até a capital para uma reunião com a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro.

Recebidos pelo secretário Gonçalves Filho, os três representantes da liga conseguiram muitas coisas boas para a temporada de 2014. Abaixo segue a lista de benefícios garantidos para esse ano:
  • Camisas, bonés e apitos para árbitros;
  • Bolas de jogo e de chute;
  • Manual de arbitragem encadernado para o curso em junho;
  • Troféu de campeão e MVP.
A quantidade de material dos quesitos acima não será revelada, pois ainda está sendo acordada. Pelo que parece, o básico para que a liga tenha uma boa arbitragem e passe uma imagem de credibilidade está acontecendo. A LiFFA tem outros projetos de apoio, a proposta para um grupo do ramo de supermercados está pronta, vamos aguardar mais novidades.


Ainda falando sobre possíveis novidades, conversei com o presidente do Petrópolis Wolves e diretor de competições da LiFFA, Cláudio da Silva. Em pauta estava a situação do Islanders em relação ao campeonato. "Falta interesse da parte deles. Na minha opinião como presidente do Wolves, eles não entram." - comentou o  Cláudio. 

O Islanders joga o Carioca Bowl -  tradicional campeonato de futebol americano de praia - e não tem campo de jogo definido, além de ter pago apenas a mensalidade de abril. Pelo que se tem visto, não haverá Insulanos na grama em 2014.  

O que esperar de Andorinhas vs Giants?

O jogo do próximo domingo, 25, é o penúltimo amistoso oficial antes do inicio da LiFFA. Após três meses sem jogar e vindo de uma derrota, a equipe alvinegra volta a disputar um jogo. Já o time de Itaperuna, no começo do mês de maio, enfrentou o Rio das Ostras Warriors e, em casa, perdeu.

Andorinhas poderia mostrar um bom futebol americano, mas a prova dos bombeiros no mesmo horário vai prejudicar as formações e a escalação de Serjão e Piter. O Giants, se Deus quiser, virá com um grande número de atletas, dando mais beleza ao espetáculo.

(foto: Divulgação)

Acho que a torcida favorece muito o time da casa, ainda mais quando falamos da ensurdecedora torcida do, carinhosamente chamado, "Andirobas". Se o Giants não tiver o ataque bem treinado, muitas saídas falsas acontecerão. Fica meio estranho eu falar que certa coisa acontecerá, pois vou apitar.

Andorinhas ainda tem um problema com a posição de quarterback, Serjão diz que um novo QB está sendo formado. Será? Se o jogo for concentrado no running back Farinha, fica fácil pro Giants. Já sobre a equipe do "Acre Fluminense", pouco se sabe, mas precisa ter um ataque consistente. Em março de 2013, vi coisas positivas nessa equipe, como o WR que não sei o nome, mas parece o Vernon Davis. Muito alto e forte, se jogar a bola pra cima ele pega. Será que a secundária aguenta com esse cara?

Destaco na defesa do time da casa dois personagens folclóricos na LiFFA: o defensive end Krebs e o linebacker Roger Godoy. O primeiro foi atleta do Botafogo F.A e se tornou um jogador cômico na liga, mesmo que ele não produza muito é engraçado ver jogá-lo. O segundo foi quarterback do extinto Guapimirim Bulls, ninguém sabe como ele está fisicamente, mas será que ele tem potencial para produzir em uma nova função? Ele acha que eu o odeio, mas na verdade, parabenizo sua força de vontade em voltar ao FA e botar a cara a tapa. 

Esse jogo pode parecer morno, mas tem tudo para ser tão emocionante quanto o duelo entre Andorinhas x Blaze de 2013. Placar definido faltando 50 segundos, bonito de ver. Bom jogo ao dois times.  


segunda-feira, 19 de maio de 2014

O MVP reserva

Não digo que um atleta que já foi MVP não pode ser reserva, mas esse não tem condições de ficar no banco. Me refiro ao Edgard, quarterback do Teresópolis Rockers, melhor jogador da primeira temporada da LiFFA, em 2012.

Na partida entre Rockers e Federals, o camisa 16 não jogou e muita coisa começou a ser dita sobre a situação em que o QB se encontra. Na ocasião, o jovem Matheus liderou os homens de pedra, como disse na resenha da partida, ele não foi bem.

(foto: banco de imagens)

Com a chegada do Head Coach Matheus Wilbert em Teresópolis, algumas coisas mudaram. Edgard foi de titular indiscutível ao posto de backup. Isso não se faz. Ele tem história em Terê, além de ser imparável e ''a cara do Rockers". Wilbert pode bancar Edgard, mas, certamente, outros times podem chamá-lo, afinal, a LiFFA está ficando grande e já temos até contratações, vide Teresópolis.

A minha opinião é igual a da maioria, Ed é o melhor QB da liga. Drake chegou agora e, de acordo com o HC dos Rockers, tem o melhor passe da liga, se for interpretar, ele seria o titular do momento. Wilbert gosta de esconder o jogo, não duvido que esteja guardando algumas surpresas. Enquanto o MVP não estreia nessa temporada, segue a dúvida: Edgard será o titular na primeira partida oficial dos Rockers em 2014 ou seu tempo está se esgotando no time que ele fundou?


Atropelamento em Volta Redonda

Na tarde desse domingo (18), o Volta Redonda Falcons jogou em casa contra o Valença Hunters e passou por cima, sem muitas dificuldades. O placar de 48 a 13 aponta o reflexo do jogo e tornou esse marcador o mais amplo dos amistosos de pré-temporada do torneio.

(foto: LiFFA/facebook)
O jogo teve muitos turnovers, desde interceptações até fumbles toscos em read-options. O Volta Redonda Falcons e o Valença Hunters estão dentro da LiFFA 2014. A nota curiosa da partida ficou pela ejeção do atleta de Valença, pois aplicou um tackle semelhante ao do jogador de Teresópolis, no dia 04 de maio, contra o Federals, indo diretamente no pescoço. Como se não bastasse ser expulso, o irmão desse jogador estava na arquibancada, invadiu o campo, brigou com o irmão, desrespeitou a arbitragem e causou um grande tumulto. O linebacker infrator deve pegar dois jogos de suspensão, enquanto a invasão será analisada. Vamos ao que importa, a análise da partida:

Análise Falcons:

Os dois quarterbacks de Volta Redonda atuaram hoje, não sei se pelas condições do jogo há um parâmetro, mas Monção e Thuler foram bem. O MVP ofensivo de VR, Bruno Monção, mostrou um estilo bem velocista no jeito de jogar, sem muitos passes e muito ataque terrestre, isso castigou a defesa de Valença, o camisa 11 caminhou até a end zone em duas oportunidades, bem diferente do jeitão de seu backup, Thuler. O dono da camisa 7 é pocket passer, tem boa leitura, se desloca bem em pressão e tem um braço confiável. Se eu fosse o técnico ou coordenador ofensivo desse time ficaria na dúvida da titularidade, confesso.

O jogo corrido dos Falcons não é a melhor vertente do time, mas desafoga muito bem o ataque aéreo. A dupla de running backs Diego Soares e Jr. Assis conseguiu boas jardas, mas nada que encante. O read-option que é trabalhado pelo time traz uma outra dimensão pro jogo. Se for bem trabalhado, os times precisarão tomar cuidado.

Se eu penso no ataque aéreo desse time, eu penso em João Adolpho. O tight end deu um show, além de ser o alvo principal, fez dois touchdowns e, na minha opinião, foi o melhor jogador da partida. O resto dos recebedores também jogaram bem. Esse TE, se for trabalhado, tem espaço na capital, olho nele.

Essa linha ofensiva é pesada, mas vacila em muitos momentos. Em certas situações parece não entender o que é proposto pelo QB e deixa a desejar, cedendo sacks e muita pressão nos lançadores. Se a OL é pressionada, a DL pressiona os outros e liderados por Douglas "Cachorro Louco", a linha pressionou muito e não deu tempo para os quartebacks analisarem os os alvos, resultado: Interceptações.


A secundária atuou bem e conseguiu interceptar as bolas, mesmo dropando excessivamente. Destaco o DB Jefferson, pois além de interceptar, o jogador retornou um kickoff para touchdown, no melhor estilo Jacoby Jones. Falando em destaques, quero parabenizar o camisa 51, Eduardo, que é linebacker e kicker. Ele tem o chute mais forte que eu já vi no interior do estado, se for bem trabalhado, vai longe.


Análise Hunters:

Achei que criticar a forma que a equipe se porta em campo, sem formações, sem playbook e em um "estilo peladeiro" poderia surtir efeito, mas parece que a equipe piorou. Equipes sem quarterbacks não vão longe, equipes sem linha ofensiva também não. Valença reuniu o que não podia e pagou um preço alto.

Dois QB's tentaram liderar o time, mas nada deu certo nessa tarde. As interceptações foram cruéis e conectar um passe era missão difícil, arrisco dizer que os dois atletas que atuaram como lançador não são originais da posição.

Eu gostei do ataque terrestre em alguns momentos, mas percebi que o Gabriel Xisto, HB, é o termômetro desse time. Xisto bem, Hunters voando. Xisto mal, Hunters apático. Esse foi o retrato da tarde.

Mesmo com um plano aéreo deficiente, o destaque dos visitantes foi o WR Valadão. Em passes, o recebedor conseguiu se esticar e dar primeiras descidas. Algumas das poucas. Se alguns vão bem, outros vão mal, assim foi a O-line dos visitantes. Muitas faltas bobas, me recordo bastante do RT Gustavo, totalmente perdido, cometendo faltas e não conseguia parar um jogador. Mais treinos em Valença, sei que isso não vai faltar e não pode faltar.

A defesa foi regular. Não houve nenhum grande destaque, mas acho que a dupla de safetys pode render bons frutos nesse time. Os dois jogadores são muito esforçados e com potencial. Ao pessoal de Valença que está lendo isso, não tomem minhas críticas como ofensa, por favor. Treinem muito, o time de vocês é considerado um dos que mais têm material humano no torneio. A questão é lapidar.

O próximo confronto dos times ainda não tem data, mas a LiFFA segue na reta final de amistosos e, no próximo dia 25, em Magé, o Andorinhas F.A recebe o Giants United de Itaperuna. Encerrando, o Itaipuaçu Krakens deve enfrentar o Teresópolis Rockers, no dia 08 de junho, em Maricá.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O que esperar de Hunters vs Falcons?

No próximo domingo (18), dois dos melhores novatos dessa temporada se enfrentarão em Volta Redonda. Valença Hunters e Volta Redonda Falcons prometem fazer um jogo nivelado e que vai dará gosto de ver.

Não me restam dúvidas que o jogo será truncado e o vencedor, provavelmente, só será definido no quarto período. Nenhum dos times abrirá larga vantagem, pois seus estilos de jogo, por serem diferentes, dificultará para as defesas. Na LiFFA desse ano, essas duas equipes vão dar trabalho, pois tem garra, vontade de vencer e aquele sangue nos olhos que os principiantes portam. Isso é bom.

(foto: Divulgação)
Se eu tivesse que escolher um vencedor, eu diria que será o Falcons e a margem da vitória fica em uma posse de bola. Eu vejo a equipe da Cidade do Aço mais organizada, com formações existentes, sem aquele famoso "dá em mim", isso nos esportes coletivos é uma vantagem. Dessa vez o quarterback titular, Bruno Monção, deve jogar e dizem por ai que ele foi MVP no último torneio que o time jogou, então, Hunters fiquem de olho nele, afinal, times que vieram do flag possuem um forte jogo aéreo. Se o Falcons ficar tentando "big plays" o jogo todo, como fez em Petrópolis, a secundária de Valença vai castigar, pois os safetys são rápidos e um deles é muito alto.

Se falta aquela organização no Hunters, o que tem de sobra é material humano. Muita gente grande e com potencial, o ataque tem seus defeitos, mas é difícil parar suas corridas impulsionadas com o HB Gabriel Xisto. Essas corridas off-tackle pela direita do ataque matam muitas defesas, é necessário atenção. Se VR não tiver linebackers altos, o TE, cujo não sei o nome, vai deitar e rolar. O rapaz deve ter cerca de 1.95m e é o alvo favorito no meio do campo.

No mais, peço que as equipes se respeitem e respeitem os árbitros. Bom jogo a todos e o vencedor fica com o título de cidade com as mulheres mais bonitas da LiFFA.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Cancelado ou adiado?

No próximo domingo (18), era pra ser o último jogo do Itaipuaçu Krakens e do Teresópolis Rockers antes das suas estréias na LiFFA 2014, não será mais. O jogo foi anunciado como "adiado", mas cá entre nós, foi cancelado.

Fontes ligadas ao Rockers disseram que o time está com dez jogadores contundidos e muitos atletas não poderiam viajar por motivos pessoais. Se o futebol americano apresentado contra o Federals não foi o esperado, no que se refere ao primeiro campeão da LiFFA e um dos veteranos, eu prefiro não imaginar o que seria dessa equipe jogando fora de casa e com mais desfalques do que o comum.

(foto: divulgação)
A foto diz que o jogo foi adiado, mas duvido. O clima de Copa do Mundo estará cercando o país, ninguém mais vai querer fazer nada e o ponto principal é: a data limite não era 31 de maio? A liga pode abrir uma exceção, mas mesmo assim não acredito que o jogo aconteça.

Sendo assim, o duelo da rodada será entre Valença Hunters e Volta Redonda Falcons, em Volta Redonda. O placar dessa partida será apertado, mas aposto em uma vitória de 24 a 16 da equipe da Cidade do Aço.

domingo, 11 de maio de 2014

Inovação na LiFFA

Hoje não tivemos rodada da LiFFA por causa do Dia Das Mães, mas não é por isso que não deixamos de ter novidades. Nessa tarde de domingo, eu, Bernardo Scofano, Richard David e Serjão Soares conversamos um pouco sobre três times que podem fazer barulho no torneio em 2014, a possível punição ao atleta de Teresópolis por uma falta pessoal flagrante no último domingo (4) contra o Federals e os palpites dos próximos amistosos, tudo isso em um hangout com informação e bom humor.



Os próximos amistosos da LiFFA são:

18/05:

Itaipuaçu Krakens vs Teresópolis Rockers - em Maricá - 14h
Volta Redonda Falcons vs Valença Hunters - em Volta Redonda - 14h

25/05

Andorinhas F.A vs Giants United - em Magé - 14h



Não deixe de acompanhar a página no facebook: https://www.facebook.com/opiniaofa



segunda-feira, 5 de maio de 2014

Rockers vencem Federals em primeiro jogo de 2014

Nesse domingo (4), o Teresópolis Rockers jogou em casa contra o UFF-Niterói Federals. Os mandantes venceram por 19 a 13 em um jogo com emoções, confusões e muitos testes. A equipe de Niterói fechou os dois amistosos obrigatórios da LiFFA e está praticamente dentro, no meu ponto de vista. Os Rockers tem até o dia 31 de maio para realizar o amistoso fora de casa. A data foi estabelecida pelo colegiado do campeonato que montará a tabela e as divisões a partir dos times que cumpriram os pré-requisitos.

O jogo foi legal, mas os jogadores reclamavam demais, isso tirou um pouco do brilho da partida. Rockers e Federals abriram seus marcadores com interceptações para touchdown no segundo período. No terceiro quarto, o Rockers marcou um touchdown e foi seguido por outra pontuação máxima dos visitantes. No final de uma longa campanha o tight end Caio Ivo entrou na end zone e deu números finais ao turbulento confronto.

A mancha do jogo ficou por conta da falta flagrante do camisa 59 de Teresópolis. Com um tackle violento no pescoço o linebacker foi ejetado. Por causa da brutalidade do lance, a sideline dos Federals ficou inconformada e a partir daí começou o empurra-empurra. Mais de cinco minutos pra resolver questões extra-campo e posicionamento da bola, além de acalmar os ânimos. Com o final de jogo ficou tudo bem e ninguém se feriu. A agressão pode causar uma punição ao atleta. Que sirva de exemplo a situação vivida.

A vitória desse domingo foi muito especial para os teresopolitanos. Esse foi o primeiro jogo do time após o falecimento do quarterback Luiz Medeiros. A camisa do jovem foi usada por outro QB, Matheus do Valle.

Aos amigos "ansiosinhos" vou começar a análise:

Análise Rockers:

Para quem esperava ver Edgard, MVP de 2012, lançando ou até o estreante Drake, se deparou com o quarterback Matheus do Valle. O jogador deixou um pouco a desejar em aspectos como o lançamento e leitura de jogo, mas apareceu em bons momentos com passes razoáveis e até big plays.

O jogo corrido dos Rockers foi inexistente, se avançaram 20 jardas foi muito. Certamente a torcida sente falta do Dão e do Davi, grandes jogadores que já correram com a bola com o uniforme dos "homens de pedra".

Das contratações do pacotão, Matheus estreou como treinador e o ex-quarterback do Wolves, Drake, jogou como wide receiver, mas atuará como offensive weapon (atleta que atua em várias posições no ataque) nesta temporada. O petropolitano recebeu alguns passes, mas o destaque dos recebedores foi o camisa 15, Gustavo Ferreira. Esse wide receiver já não é nenhum garotão e recebia bolas em profundidade com excelência. Certamente é um alvo confiável. O TE Caio Ivo também teve boas aparições e mostra que é o futuro do time nessa posição.

A linha ofensiva do Rockers me impressionou positivamente e negativamente. Positivamente, pois jogou bem e mostrou disposição, mesmo cometendo algumas faltas. Negativamente, pelo fato de ter que improvisar jogadores de outras posições. Essa nunca foi a característica do Rockers, o que se passa?

A defesa foi bem e conseguiu parar de forma quase perfeita o jogo corrido dos Federals. O ex-safety e atual outside linebacker Pica-Pau se mostrou um exímio atleta para situações de blitz, foi muito bem. O ejetado OLB L. Alexandre foi bem, conseguiu interceptar, mas a ejeção manchou sua boa partida.

Na secundária não há muito o que dizer pois os Federals correram na maioria das vezes, mas quando requisitada os passes foram defletados. Bonifácio liderou a defesa como sempre, parece que depois que foi aprovado no Botafogo Reptiles o menino tá usando mais do trash talking.

No que diz respeito aos especialistas, Rockers foi Rockers. Abusaram dos fakes, pobres meninos de Niterói, mal sabem que o Rockers faz mais fake em field goal do que o Rio de Janeiro recebe turista. Resultado dessa brincadeira toda, um touchdown com o tight end Carlos Eduardo.

(foto: LiFFA)
Análise Federals:

O que me surpreendeu foi a quantidade quarterbacks que o Federals possui no seu elenco, eu vi três ou quatro pelo menos. Fiquei com a impressão de que eles não tem um titular definido e estão usando bem essa pré-temporada para achar o lançador que pode levá-los para frente.

Muito falaram do jogo corrido dos Federals, mas não vi nada do que falaram, pois seu running back titular estava machucado e o linebacker Viana foi improvisado. Menino bom e com futuro, exerce muitas funções dentro do time, admirei. Uma pena para ele ter soltado a bola na campanha que poderia levar o time ao triunfo.

Os recebedores estiveram muitos apagados no jogo, por isso nem vou entrar em detalhes. A linha ofensiva do Federals tem um futuro brilhante, o que impressiona é a organização, mesmo se perdendo em bloqueios em alguns momentos. Se treinarem - certamente treinarão - podem ter o melhor grupo de OL's do torneio. 

Partindo para um outro lado da linha, a defensiva, vemos bons jogadores como o defensive end camisa 71 que deu trabalho na direita do ataque teresopolitano, pressionou demais, sendo parado algumas vezes com falta.

Não adianta, Niterói não entra em blitz. Não me recordo de ver defensive backs ou linebackers "blitando", isso é raro em times da LiFFA. Por falar em DB's e LB's, a secundária do Federals foi irregular no jogo, conseguia boas marcações, mas cedia big plays, sendo essas grandes jogadas os momentos em que a equipe visitante foi castigada.