Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bruno Monção volta para os Falcons

No fim de 2014, o Quarterback Bruno Monção deixou o time que ele ajudou a criar, o Volta Redonda Falcons. Contundido desde novembro do mesmo ano ele procurava um time para jogar nessa temporada, mas após muito tempo de conversa, nessa sexta-feira (27), VR oficalizou seu retorno em sua Fan Page.

O presidente Kadu (E), Bruno (C) e o OC Ivan Cunha (D) na reapresentação do baixinho.
 (Foto: Divulgação Falcons)

Bruno é um QB novo, baixinho, muito móvel e foi eleito o Atleta Revelação da LiFFA 2014. Seu estilo de jogo faz com que as defesas tenham mais uma preocupação: as suas corridas explosivas. A falta de um braço forte é um defeito, mas o trabalho no passe curto e a grande quantidade de bons alvos como os irmãos Yeagashi, João Adolpho, Arthur Barcelos, entre outros, traz muitas vertentes para atacar.

A volta do camisa 11 reativa a briga pela titularidade com Chris Thuler. Os dois possuem jeitos diferentes de ser Quarterback, já que Chris é mais parado e com um braço mais forte. Por fora ainda há o jovem Felipe, que na concepção do Head Coach Marcelo Arantes é uma mistura dos dois favoritos à posição.

Para Chris Thuler, a volta de Monção é importante para o futebol americano no Brasil e que está muito feliz pelo retorno do companheiro, além de comentar a disputa pela titularidade:

"Fico muito feliz pela volta do Bruno. Esse retorno é importante para o time e de grande significância para o esporte no país. Não é a primeira vez que ele deixa o time por motivos pessoais, mas nunca nos deixou durante a temporada, ou seja, sua dedicação ao time sempre foi muito grande. (...) Por eu e ele termos características tão diferentes, é necessário ver o estilo de jogo que o Head Coach Marcelo Arantes irá adaptar. Sou fã da concepção de utilizar vários QBs, mas a vaga de titular está completamente aberta. A escolha será de nossa equipe técnica e tenho plena confiança que eles farão o melhor para o VR Falcons."


Em conversa com o HC Marcelo Arantes, ele comentou que desde a saída de Monção foram aberto testes para que outros atletas pudessem fazer o teste para lançador, além disso, Chris Thuler também disse que haverão "novidades quentíssimas" relacionadas à posição. O Head Coach brincou dizendo que ter dois bons Quarterbacks é um "bom problema" e destacou o, em tese, terceiro QB, Felipe, que lançou para dois TDs na temporada passada e deve ganhar mais snaps em 2015.


O técnico ainda frisou que trabalha com seus QBs o entendimento de que existem mais coisas sobre ser um passador do que simplesmente avançar com a bola, destacando o que o atleta da posição precisa ter: 

"Não diria que é um trabalho teórico, mas há serviço para casa. Estamos no inicio, mas terá bastante trabalho com o desenvolvimento do time. O cara tem que liderar, tem que saber extrair o máximo dos companheiros. Há uma gama de coisas que vêm junto de ser QB."

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Canto do Coach: como escolher seu equipamento?

Nessa sexta-feira  (27), o Head Coach do Nova Friburgo Yetis, Bernardo Scofano, reativa o Canto do Coach com um assunto que ainda não é de domínio da maioria: a compra dos equipamentos. O técnico ensina como escolher o melhor material para você, veja:
"Já aconteceu de você falar pra alguém que joga futebol americano sem equipamentos e a pessoa falar que você então joga rugby? Acho que com quase todo mundo! Vamos aceitar a realidade, querer jogar futebol americano sem equipamentos é como querer jogar tênis sem raquete ou competir automobilismo sem um carro.

O nível técnico da LiFFA evoluiu muito em três anos, o que é ótimo. Contudo, temos que ter noção de que o nível técnico mais alto, assim como jogadores mais fortes e rápidos faz com que se inicie aqui o mesmo que aconteceu nos primórdios nos EUA: brutalidade. 

Todos amamos Futebol Americano, mas não há como negar que é um esporte potencialmente perigoso, por isso há o uso dos equipamentos de proteção e uma constante busca em melhorá-los. Fraturas de face, desmaios, muitas lesões ligamentares e até fraturas neste ano são a maior prova que os times e atletas da LiFFA devem ter como prioridade se equipar.

Muita gente ainda não entende muito bem a diferença entre os capacetes e shoulders, então minha ideia é tentar explicar algumas diferenças, o que você deve buscar para investir seu dinheiro de maneira sábia e em locais confiáveis.

 Shoulder Pads

Primeiro ponto, não compre equipamentos Youth! Eles são feitos para crianças, em um nível onde o contato é infinitamente menor. Os pads infantis costumam proteger muito menos pois são feitos com materiais diferentes e também são menores, portanto, evite.

Todos os equipamentos passam por um processo de deterioração por uso, chamado popularmente de “tearing”, por isso é preciso ter atenção comprando pads usados. Vale a pena perguntar se a pessoa vendendo é o primeiro dono, há quanto tempo ele tem o pad, motivo da venda.

Pads funcionam numa equação de mobilidade e proteção, e por conta disso costumam ser divididos em três ou quatro modelos diferentes por marca voltados para posições diferentes. As ombreiras de QBs e WRs são bem menores e por isso é comum que os lançadores acrescentem a proteção de costelas e os WRs usem “back plates”. As ombreiras de OL e DL costumam ser maiores, terem fivelas duplas e maior proteção, mas limitam muito a movimentação. Por fim, temos os pads Skill e All Purpose que costumam ser usados por DBs, LBs, RBs e TEs, mas nada impede que sejam usados por outras posições se os acharem mais confortáveis.

Se eu tivesse que recomendar um modelo pra todos eu diria que o Schutt XV Flex é o melhor negócio. Não é tão caro, protege muito bem, durável, confortável e não fica com muito cheiro ruim e está disponível nos quatro modelos citados no parágrafo acima. Isso não significa que os outros modelos sejam ruins, vale a pena pegar outros feedbacks!

Para medir seu pad, recomendo usar esse link.
 
·          Helmet (capacete):

Já falei pra evitar equipamento Youth, né? Então, EVITE EQUIPAMENTOS YOUTH! A coisa com capacete fica pior ainda, o Revolution Speed Youth por exemplo tem o interior todo feito de uma espuma dura horrorosa que não protege nada. 

Existem hoje uma infinidade de modelos de capacete com preços que variam de 50 a 300 dólares, vai do seu orçamento e da proteção que você procura saber qual o melhor. Todo ano a Universidade de Virginia Tech realiza testes que avaliam os capacetes disponíveis no mercado e apesar de controverso, o índice é um bom guia para quem busca proteção. Para ver a última edição da pesquisa, clique aqui

Importante frisar que o Riddell VSR-4 recebeu a avaliação de uma estrela pois sua produção foi descontinuada e era um dos helmets mais populares nos EUA. A avaliação deste capacete foi feita como teste, e há empresas especializadas em recondicioná-lo para uso, o que faz com que muitos jogadores ainda o usem (como DeMarco Murray).

Capacetes têm uma vida útil muito maior que os pads, o recomendado é que se troque a cada dez temporadas apenas. É interessante, porém, que sempre seja feito um trabalho de manutenção e limpeza, eu costumava fazer a cada duas semanas e sempre antes de jogos. 

Tenha atenção com a facemask, compre uma compatível com a sua posição. Jogadores de linha e LBs costumam usar grades mais fechadas, enquanto skill positions costumam ter grades mais abertas. Sobre viseiras, esqueça esse papo de “swag”, viseiras escuras não são permitidas pelas regras da IFAF, poupe seu dinheiro. 

Mais importante também do que ter o modelo certo ou a grade certa é ajustar o capacete devidamente na cabeça, por isso, recomendo este vídeo que orienta sobre isso. Para medir o tamanho do seu capacete, aconselho entrar diretamente no site da marca que você pretende comprar, já que as marcações variam muito.

Tentei ser genérico e mesmo assim ficou bem grande. Na dúvida, fiquem à vontade em me procurar. Não sou um expert, mas eu procuro alguma forma de ajudar, pode ter certeza."

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fevereiro termina com dois Try-Outs

A Conferência Central, em 2014, teve o UFF-Niterói Federals como campeão e o Andorinhas F.A batendo na porta dos Playoffs, mas as duas equipes pretendem alcançar um posto maior para essa temporada, e a busca por novos atletas começa no sábado (28).


Em Niterói, a 'peneira' acontece às 14h no Campo do Gragoatá, na UFF. É obrigatório o uso de camisa lisa e a inscrição precisar ser feita através do formulário - o Try-Out é gratuito. Além disso, Icaro Alves, presidente dos Federals, afirmou que quem não for aprovado poderá continuar com a equipe no Practice Squad aprendendo mais sobre o esporte. A previsão é que mais de 100 atletas participem da seletiva.

Posições que eu acho mais importante para os Federals: WR, QB

Já em Santo Aleixo, o Andorinhas F.A selecionará novos jogadores para buscar o título inédito. No fim de 2014 a equipe mageense trouxe um 'Pacote de Pedra' que era liderado por Edgard Monteiro, o primeiro MVP da LiFFA, ex-Rockers.

Os testes começam às 14h no Estádio do Andorinhas F.A. Para se inscrever é necessário preencher o formulário e como diz o slogan do Try-Out: "Não precisa ter experiência, basta ter vontade."

Posições que eu acho mais importante para o Andorinhas: QB, TE, CB.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Thiago 'Vovô' concorrerá à presidência da LiFFA

A LiFFA cresceu assustadoramente em 2014 e foi liderada por Edgard Monteiro (Andorinhas), Claudio Alves (Wolves) e Thiago 'Vovô' (Oilers). Após a entrega do comando por parte da trinca, agora o campeonato passará por um período eleitoral e a primeira, e talvez única, chapa é encabeçada por 'Vovô' que é ex-diretor de arbitragem da LiFFA.

Na última terça-feira (24), Thiago da Silva, o 'Vovô', manifestou publicamente que haverá uma chapa em que ele é o candidato à presidência. Junto do 'velhinho', Davi Souza (Andorinhas) se elege como vice-presidente, Ricardo Júnior (Andorinhas) como tesoureiro, Ícaro Alves (Federals) e Nivaldo Júnior serão primeiro e segundo secretário, respectivamente.

Há uma tentativa de acordo com todos os membros do Colegiado para que não seja criada uma chapa concorrente, sendo assim, não haveria uma disputa e nem criação de 'inimigos políticos' dentro da cúpula do torneio. Os candidatos não podem apresentar as propostas antes do dia 05 de março, mas Thiago deixou claro que qualquer pessoa que tiver afinidade com a ideologia dos componentes pode se juntar a eles.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Giants e Blackstones agora são um só

Toda a comunidade do futebol americano no interior do Rio de Janeiro se voltou para Itaperuna, pois desde 2012 haviam dois times na cidade e o nível do esporte só caiu. Do vice-campeonato dos Blackstones na primeira edição da LiFFA ao último lugar do Giants em 2014, nada aconteceu de bom para o esporte na cidade.
Toda a separação começou nos primeiros meses de 2012, quando os atletas questionaram a estrutura do BlackStones e que Raphael Souza estaria sendo um “ditador”, entre outras situações. Alguns jogadores fizeram uma reunião, Raphael se alterou e disse que sairia do BS e criaria um time. Dias depois ele voltou atrás e afirmou que o time de Itaperuna não morreria e que ele continuaria, além de dizer que os incomodados que se mudassem. Em meados de abril do mesmo ano Hélio, Richard, Fredy, Gabriel Craveiro (idealizador) e mais alguns atletas fundaram o Giants.

Há uma lenda que essa logo é uma versão de perfil do Teresópolis Rockers (Reprodução/Facebook)


Em 2015, todos os envolvidos pediam a junção das equipes e torciam para que as diferenças fossem deixadas de lado e assim foi feito. O Itaperuna BlackStones anunciou em sua página oficial que o Giants United juntou-se ao time.

A ideia da reunião para foi apresentada por Leonardo Fonseca, Head Coach do BlackStones e ex-Center dos Giants. Após ambas as partes aceitarem o encontro foram necessárias apenas duas reuniões para se chegar ao denominador comum, sendo a última no domingo (22) servindo apenas para que fossem assinados os documentos de unificação dos times.

Assinatura da junção dos times (Reprodução/Divulgação)
Vale deixar claro que não houve uma fusão de 50% Blackstones e 50% Giants, o que ocorreu foi uma anexação do Giants United ao Itaperuna Blackstones, sendo assim, o estatuto, o nome e as regras vigentes na equipe serão do vice-campeão de 2012, mas tendo também os ideais dos Giants. A diretoria desse "velho novo time" será composta por membros do BS, mas haverá um representante dos Giants.


Com a desativação do Giants United da LiFFA 14 e com a ida da maioria do elenco para o Itaperuna BlackStones foi decidido pelo nome do primeiro time da cidade com a justificativa de que haviam mais condições pelo time liderado por Raphael Souza.

A última informação recebida é de que esse time pagará a dívida com a Liga que gira entorno de R$ 850 e que o grupo não disputará o campeonato em 2015. Pessoas de Itaperuna afirmam que a única pretensão para essa temporada é unir o time entorno do projeto e fortalecer os laços na equipe. Já pensando na montagem do Roster, haverá um Try-Out no dia 08 de março, às 15h, no Centro Poliesportivo da cidade.

 


Itaipuaçu Krakens não participará do Carioca Bowl

Após participar do Saquarema Bowl como forma de preparação para o Carioca Bowl, o Itaipuaçu Krakens abriu mão de participar do tradicional torneio das areias cariocas. Os principais motivos são a LiFFA e o dinheiro.

Reinaldo Júnior, presidente dos Krakens, disse que havia um patrocinador para bancar a participação do time no Carioca, mas o responsável pelo patrocínio "sumiu" e os atletas de Itaipuaçu teriam que desembolsar pouco mais de R$ 100 para reconhecer firma e efetuar a inscrição.

O presidente dos "Krakudos" ainda reforçou a importância da Liga Fluminense de Futebol Americano: 

"Decidimos, também, não disputar por querer somente a LiFFA. Os campeonatos iriam se embolar e poderia prejudicar os Krakens na grama. A areia tem mais lesões, principalmente muscular, então vamos nos preparar física e taticamente para chegar bem no campeonato que nós priorizamos." 

Krakens estão sem Head Coach:   

Raul Bylaardt, recentemente, deixou o cargo de Head Coach dos Krakens. Agora morando em Jaraguá do Sul-SC, o ex-Krakudo agora faz parte da diretoria do Jaraguá Breakers. Bylaardt agora é Manager da equipe catarinense e trabalhará em conjunto com outros membros do time na busca de reforços patrocinadores e na infraestrutura. Reinaldo Júnior disse que até o inicio da LiFFA o time já terá novo Head Coach.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bruno Monção continua em recuperação

Quem pratica esportes está sujeito à contusões e, infelizmente, o ex-Quarterback do Volta Redonda, Bruno Monção, sofreu uma lesão grave na perna no Wild Card, em novembro de 2014, contra o Itaipuaçu Krakens que o tirou de semifinal contra o RJ Islanders. Mas a vida é uma roda gigante e o baixinho continua fazendo fisioterapia para voltar ao topo nos gramados da Liga Fluminense de Futebol Americano.

Bruno avalia sua recuperação como 'rápida', afinal, todos os dias pela manhã ele entra em fisioterapia e acredita que em breve já estará correndo novamente. Hoje, sem time, o ex-camisa 11 ouve as equipes que oferecem um projeto bacana para ele ingressar. Das 13 equipes tiveram envolvimento com a LiFFA 2014, seis lhe contataram e um dos times foi acionado por Monção para saber se eles possuem interesse no QB.

Volta ao VR Falcons?

Bruno ainda mantém contato com o HC Marcelo Arantes e com o RB Jr. Assis, mas mesmo falando que jogará pelo time que apresentar o melhor projeto, há uma carga de emoção quando o assunto são os Falcons:

"Eu tive um problema no time, mas que já está mais do que resolvido da minha parte, e eu tenho um carinho muito grande pelo time que eu ajudei a criar, logo o VR querendo minha volta é um time que eu levo muito em consideração, tanto por amor, quanto por ser um dos mais bem estruturados da Liffa, vide o Try-Out."

Futuro:

"No momento eu só penso em voltar a jogar, a Liga me deve uma semifinal, o FA me deve uma semifinal, e é com esse pensamento que eu vou todo dia pra aguentar as dores na fisioterapia. Eu não pude ajudar meu time quando eles mais precisavam da ajuda de todos".

As opções de time, sem embasar em um projeto, seriam: Volta Redonda Falcons, pela ligação afetiva com o grupo; RJ Islanders (caso Bruno se mude para Niterói) que terá o seu QB Vavo se aposentando em breve; o NF Yetis é o segundo time que o baixinho mais gosta e, quem sabe, ele pudesse fazer um esforço para subir a Serra.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

LiFFA passará por período eleitoral

Durante a reunião em um prédio no Centro de Niterói, na manhã do último domingo (8), os presidentes de times chegaram à conclusão de que a LiFFA terá um novo comando em 2015, após a trinca formada por Edgard Monteiro (Andorinhas), Claudio Alves (Wolves) e Thiago 'Vovô' (Oilers) entregar o comando da Liga.

O período eleitoral será dividido em duas partes dentro de 30 dias após a quarta-feira de cinzas:

- À partir da quinta-feira pós-carnaval serão 15 dias para apresentação das chapas.
- Ao fim da formação das chapas serão mais 15 dias para a campanha eleitoral. 

Apenas os presidentes possuem poder de voto nessa eleição, além disso já há rumores de uma chapa não oficializada, encabeçada por Reinaldo Júnior (Krakens) e Vavo Calvet (Islanders). Thiago 'Vovô' (Oilers), ex-diretor de arbitragem, é uma das figuras que pode aparecer em um grupo que concorre à presidência.


Opinião F.A aberto para a divulgação das chapas:

Como o principal que cobre o torneio, o Blog propõe às chapas que se formarem que façam um vídeo de divulgação das suas ideias de até 1min30s (90 segundos). O espaço estará aberto de forma igual. Além disso, haverão entrevistas com as chapas e um dia antes da eleição, uma análise minha sobre as propostas de cada vertente.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Itaipuaçu Krakens faz preparação na areia

Tendo a maioria de seus atletas vindos da areia, o Itaipuaçu Krakens volta praticamente às origens em sua preparação para a LiFFA 2015. Os 'Krakudos' disputarão o Saquarema Bowl e o Carioca Bowl como formas de refinar seu jogo para a grama.
(arte: Saquarema Bowl)
O primeiro desafio será contra a equipe carioca do Falcões, às 9h, em Saquarema. Enquanto isso, a tabela do Carioca Bowl não foi divulgada, mas o time de Itaipuaçu estará no campeonato mais tradicional do estado. O Head Coach Raul enfatizou a importância do ganho de experiência pelos seus atletas:

"Então, o objetivo é dar mais experiência para o elenco que hoje conta com 75% de atletas com um ano ou menos de FA. E o Carioca Bowl é uma boa bagagem pela rodagem dos times participantes e também pelo nível de alguns atletas que jogam a bastante tempo e disputam hoje o TTD. Essa troca de experiência vai servir para deixar o time mais casca grossa em situações adversas, onde, infelizmente, na LIFFA 14 perdemos um pouco a cabeça."

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

VR Falcons mira novos atletas no try-out

O Volta Redonda Falcons fez diferente de todos os times da LiFFA e marcou sua seletiva para novos atletas em uma quarta-feira (4). A equipe ficou na quarta posição da temporada de 2014 e deu um show no ano de estreia, sendo o único time que quase venceu o campeão RJ Islanders.

As inscrições para o try-out podem ser feitas no Formulário e o evento ocorre no Campo de Grama Sintética da Vila Mury, às 22h. Os aspirantes precisam comparecer usando tênis ou chuteira society, além de estar usando roupas leves. Com a divulgação nos cinemas e por vídeos no Facebook, o número já chegou a 143 inscritos até a noite da última terça-feira (3).
Os Falcons no primeiro mês de 2015 foram o time que mais investiu em divulgação (Foto: Vitor Leal)
Para o HC Marcelo Arantes, é necessário reforçar algumas posições e ainda há expectativa de angariar novos talentos:

"Esperamos completar o time com alguns talentos. Acredito que tenhamos 150 pessoas no Try-Out e estamos de olho, principalmente, em possíveis Quarterbacks, Tight Ends, Linha Ofensiva e Defensiva."