Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

LiFFA realiza módulo básico de arbitragem

A Liga Fluminense de Futebol Americano realizou no domingo (31), na Ilha do Governador, a primeira parte do curso de arbitragem do torneio, que contou com 137 participantes. O conteúdo ministrado foi o básico, praticamente, reciclando os árbitros de 2014 e preparando os novos dessa temporada, além de acrescentar as atualizações da regra para 2015. O palestrante foi Jean Pierre Soares do Torneio Touchdown, que também aplicará a parte avançada no dia 21 de junho.

(foto: Jayson Braga)
Durante o curso um assunto muito importante e que causou um burburinho nas últimas semanas foi levado a debate: a permissão do stiff arm (braço de ferro) nesse ano. Vavo Calvet, diretor de arbitragem, comentou sobre a decisão: "Ela não é minha. Isso foi uma votação do Colegiado.", particularmente eu não gosto. É óbvio que vai dar problema, pois os jogadores da LiFFA não possuem a maturidade necessária para usar desse artifício. Mesmo o recurso não sendo permitido em contato direto com o rosto, sempre há os malandrinhos. Ah, para quem gosta, o bull jerk está liberado.

Para Vavo, o resultado da Clínica é positivo e ele reforçou o discurso sobre a qualidade da didática do árbitro Jean Pierre Soares:

"Gostei muito. A palestra do Jean é isso. Quase não vi pessoas 'moscando' e esclareceu as dúvidas do pessoal. Todos foram muito participativos." - avaliou, o também QB do Islanders.

Conversei com Jean sobre a renovação na airbtragem do Rio e ele falou que o processo já está acontecendo. Além do Carioca Bowl, a LiFFA entrará no radar dos árbitros mais experientes para que os melhores do interior possam, quem sabe, futuramente, apitar no Torneio Touchdown:

"Esse processo já está acontecendo! Em 2015 teremos cinco novos árbitros na equipe do Rio. São pessoas que já vinhamos acompanhando há cinco anos no Carioca Bowl. Nós faremos igual é feito nos EUA: não são clínicas para novos árbitros, mas sim avaliar essas pessoas do Carioca Bowl e, agora, a LiFFA e fazer o convite pra acompanhar um jogo conosco, conversar com a gente e participar dos grupos dos estudos de regra."

Todos os times que vão disputar a temporada de 2015 estiveram presentes, até mesmo o recém-chegado ao Full-Pads, Nova Friburgo Yetis - que disputará um amistoso contra o Botafogo Reptiles, dia 14 de junho, em Cachoeiras de Macacu. O outro filiado seria o Valença Hunters, mas não vi nenhum deles na listagem oficial. A boa surpresa foi o comparecimento do Rural Thunders - equipe criada há seis meses.

Xiiii...

Com seis árbitros da Clínica de Arbitragem de 2014 e sete no de 2015, o Itaipuaçu Krakens pode se enrolar nessa temporada, afinal, o número obrigatório para todos os times é de 14. De acordo com o Arbitral realizado no inicio do ano, nesse momento os "Krakudos" estariam fora da LiFFA, por não cumprir essa exigência. Só que no ano passado o Nova Friburgo Yetis faltou a Clínica, também obrigatória, mas teve a opção de custear um evento igual a esses na cidade do Rio de Janeiro, assim ficaram com a ficha limpa. A decisão oficial sai em breve.

Xiiii... (2)

Quem também tropeça no quesito arbitragem é o Rio das Ostras Warriors. O time possui 13 árbitros aptos para conduzir um jogo, além do QB/RB Lucas Diogo que fez a Clínica de 2014 por Itaipuaçu e agora é do time calouro da Região dos Lagos. Se ele fizer o módulo avançado em 21 de junho sua equipe crava os 14 obrigatórios, caso contrário, seu clube deve entrar na mesma situação dos Krakens.

sábado, 30 de maio de 2015

Reptiles enfrenta Yetis em jogo histórico para o Rio

O Botafogo Reptiles realiza no domingo (31) um scrimmage contra o Flamengo F.A com portões fechados, mas a torcida poderá assistir o time antes da estreia contra o Vasco Patriotas pelo Torneio Touchdown. O Blog Opinião F.A, por meio de fontes, soube que a  equipe da capital encerra sua pré-temporada em um amistoso, dia 14 de junho, com horário ainda indefinido, em Cachoeiras de Macacu, na Serra Fluminense, contra o recém-chegado ao Full-Pads, o Nova Friburgo Yetis.


Os cariocas usarão nesse duelo o primeiro período com os titulares e os outros três quartos para testar atletas do roster que, provavelmente, não tenham chances de ser observados durante o ano, ou seja, esse encontro será a oportunidade de ouro. Certamente, ele servirá como definidor de reservas, como terceiro quarterback, terceiro tight end, etc. Para o Nova Friburgo Yetis será o primeiro jogo Full-Pads de sua história. Sendo o pioneiro no interior, já que o time abriu mão da Liga Fluminense de Futebol Americano que é No Pads para dar um passo na sua evolução. E conseguiram.

Para o Head Coach do Yetis, Bernardo Scofano, esse amistoso marca uma data importante na história do Rio, na evolução do futebol americano no interior e avalia a experiência de enfrentar um time de ponta da capital:

"Dia 14 marca uma data muito importante pra LiFFA e eu fico muito feliz de fazer parte disso. O Reptiles é um dos times mais tradicionais do Brasil e tem hoje muitos jogadores que atuam no interior em seu elenco e que devem entrar em campo. O nosso objetivo é ganhar muita experiência jogando contra uma equipe muito bem treinada e com um ótimo elenco. Todos aqui estamos muito ansiosos e esperamos que isso aproxime nossos times para que no futuro amistosos e Camps sejam mais comuns." - avaliou o treinador. 

Por falar em Camp, o Flamengo F.A é um possível adversário dos friburguenses, só que a burocracia de apoio local está atrapalhando. O rubro-negro subiria a Serra para dois dias de treinamentos, terminando com um scrimmage do Yetis contra o Flamengo B. Para a confirmação do evento é necessário que o time de Friburgo arranje alojamento, entre outras coisas. 

Oilers recebe Indians no final da pré-temporada

O sábado (30) em Conceição de Macabu terá um diferencial: o Macaé Oilers recebe o Goytacá Indians no último amistoso de pré-temporada desta edição, às 15h, no Estádio Rio Branco. A partida, além de sacramentar o compromisso final da preparação dos times, serve, também, para incrementar a feira agropecuária da cidade - que em 2015 será a casa dos atuais vice-campeões da Liga Fluminense de Futebol Americano. O duelo terá transmissão ao vivo da web rádio "O Show do Esporte".


Macaé se reforçou na offseason, trazendo a trinca do Nova Friburgo Yetis: o WR Augusto Monteiro, o OL Artini Teles e o ótimo LB Bruno Rocha. Sem falar dos atletas via Try-Out. Em 2015, os Oilers tem uma derrota, no caso, para o favorito ao título dessa temporada, o Andorinhas F.A, pelo placar de 18 a 11, no Alçapão de Magé. Já os Indians vem de uma vitória sobre o Rio das Ostras Warriors por 16 a 0, em casa. 

Confesso que seria desonestidade da minha parte julgar o Goytacá sem assisti-lo. Mas avaliar resultados eu acho justo, então vamos lá: o time venceu o Warriors em casa pelo placar citado acima. O Rio das Ostras perdeu por 67 do Volta Redonda Falcons que não parecia estar com o "pé embaixo". Então, acho que essa equipe de Campos não chegue a fazer frente para o Macaé, só que ainda permaneço com a minha intuição de que esse elenco é o melhor dos novatos.

Pelo lado do Oilers, vejo um time melhor do que em 2014. O elenco é mais extenso, trouxeram reforços e são os favoritos do Grupo 2 da LiFFA. O jogo de Macabu marca a volta do DL Patrick Ribeiro, eleito o melhor defensor da Liga passada. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Matheus Wilbert é o novo coordenador defensivo do Petrópolis Wolves

Em reunião com o presidente Claudio Alves na tarde desta quarta-feira (27), Matheus Wilbert acertou o seu retorno ao Petrópolis Wolves como coordenador defensivo. O treinador volta ao comando de um segmento da equipe petropolitana após um ano e dois meses. O interesse de sua volta surgiu após uma conversa com o OC Tiago Barbosa, que gostou da ideia e abriu as portas para negociação.

Na primeira passagem do DC pelo time, ele era o coordenador ofensivo - onde chegou a final da LiFFA em 2013 -. Agora, volta para o outro lado do campo. Matheus também treinou o Teresópolis Rockers na temporada passada, o Linhares Panthers do Espirito Santo em 2014 e no inicio de 2015, além do Madureira Mamutes por um curto período desse ano. Wilbert também terá a função de desenvolvimento de atletas, já que o clube tem muitos novatos e que ainda não tem total conhecimento do jogo, stance e outras nuances do esporte.

O novo coordenador defensivo se mostrou feliz com o retorno e avaliou o time de 2015 em comparação com o elenco de 2013:

"Estou muito feliz de poder voltar a dividir o campo com velhos amigos (...) Hoje o time é mais maduro do que o que foi à final em 2013."  

domingo, 24 de maio de 2015

Avalanche vence Piratas em jogo morno

Na batalha dos desesperados, Ilha Avalanche e o Piratas de Copacabana duelaram na Praia de Botafogo e deu "Ava". O time venceu por 14 a 6 - com uma dose dramática no fim - e eliminou o time da Zona Sul. Agora, os  vencedores estão com duas vitórias e duas derrotas, assim como o Ipanema Tatuís e o RJ Islanders - que joga nesse domingo (23) contra o Falcões.

O primeiro tempo acabou com um domínio da equipe da Ilha, encerrando em 7 a 0. Daniel Gazelle distribuiu muitos passes, na ocasião, a grande maioria foi na direção do WR Lucas 'Negueba'. O TD saiu em um read-option do QB Daniel Gazelle, que mergulhou para a end zone - o extra point foi bloqueado. O segundo touchdown veio da mesma forma: em situação de goal, o quarterback fez exatamente a mesma jogada - 2pt em passe de Daniel para 'Tatiana'. O Piratas descontou faltando pouco mais de dois minutos no relógio com um TD do wide receiver Patrick, que fez seu primeiro ponto na carreira e homenageou seu filho João Gabriel de dois meses.

O ataque do Avalanche foi baseado em passes para 'Negueba' e 'Tatiana'. Ambos tiveram mais de cinco recepções e deram um baile na secundária. As tentativas de corrida com Léo Libardoni não entraram muito. Mas Gazelle abusou das suas próprias investidas terrestres. Na defesa, o próprio Daniel, como FS, interceptou uma bola. João 'Holyfield' foi o líder da defesa em tackles com seis - a maioria solo. A vitória conseguiu reerguer o time após o W.O para o rival Islanders, mas na próxima rodada vem o Cabo Frio Rocks, no Rio. Para Gazelle, é o adversário mais difícil e receber a equipe cabofriense já é uma boa vantagem:

"Esse será o jogo mais difícil, é o favorito do campeonato. Eles têm jogadores experientes e de qualidade como o R40 (Rômulo), 'Dedeco', entre outros. Já estamos na vantagem de não ir à Cabo Frio." - avaliu o quarterback, que no fim ainda brincou: "Vou pular o Rômulo".

A vertente ofensiva do Piratas é bem fraca. Isso já é uma tradição do time, mas precisa melhorar. Houve troca de QBs no intervalo e quem fez boas aparições foi o WR Caw e o jovem recebedor 'Ken'. Na defesa, os tackles eram certeiros, tanto que no segundo tempo o 'Ava' mal produziu. Costão jogou bem, estava sempre presente, mas não adiantou. O time de 'Copa' lotou o box a maioria do tempo, mas os ataques adversários vinham pela lateral. As corridas entraram fácil na formação 4-4 e foram menos recorrentes na 3-5.

Agora, eliminados, o Piratas vai colocar a garotada pra jogar e acertar os pontos, para tentar voltar forte em 2016. Para Celso Fiorani, LB, testar a base e notar os calouros é importante, além disso, avaliou a derrota como "falta de
garra":

"Achamos que o Avalanche viria "quebrado" por causa do W.O, mas eles vieram com vontade de vencer. Perdemos do mesmo jeito para o Falcões. Agora é dar ritmo de jogo aos novatos e ver o potencial de cada um." - relatou desapontado o linebacker.


    

sábado, 23 de maio de 2015

Ilha Avalanche e Piratas de Copacabana se enfrentam em jogo decisivo

Após derrotas na última rodada, o Ilha Avalanche e o Piratas de Copacabana se enfrentam em duelo dos desesperados na Enseada de Botafogo, nesse sábado (23), às 15h. Se perder, o time da praia mais famosa do mundo dá adeus à disputa pela pós-temporada do Carioca Bowl, enquanto seu adversário ainda pode ser derrotado, mas na sua tabela ainda tem um Cabo Frio Rocks dominante.
O jogo em si é  de times que estão com o recorde negativo, mas o duelo promete mais do que a imagem pode "vender". Com uma vitória e três derrotas, o Piratas respira por aparelhos, mas um triunfo reacende a possibilidade de Playoffs. O Avalanche venceu uma e perdeu duas, ou seja, derrotando seu adversário a equipe iguala o recorde de Ipanema Tatuís (2-2) e RJ Islanders (2-2) - que enfrenta o Falcões (3-0) no domingo (24).
O último revés de ambas as equipes foi lado a lado. No dia 9 de maio, enquanto em um campo o "Ava" tinha levado um WO por falta de jogadores, o Piratas resistiu até os últimos minutos contra o Falcões em outro. Foram 14 pontos nos últimos lances da partida - que encerrou em 21 a 3 -, que teve como destaque o LB McNabb. O cara fez um touchdown recebendo na rota goal, além de distribuir tackles no atacado. 
Hoje, o que sustenta o ataque do time de "Copa" são as corridas do RB Diego Rodrigues. O passe é meio carente. A defesa é forte na blitz e com uma linha que pressiona com Wallace e Costão vindo de trás. O Piratas tem um projeto de base, em algum tempo pode começar a colher frutos, mas em 2015 o número de novatos é grande. Já a equipe da Ilha tem muita experiência. O Avalanche é bem um time de final de semana, mas há qualidade individual. O elenco é reduzido, só que todo mundo sabe o que fazer. Mas treinar junto, certamente, faz falta.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Tiago Barbosa e João 'Holyfield' conseguem patrocínio de academia petropolitana

Atletas do Vasco da Gama Patriotas e referências no Petrópolis Wolves, o WR Tiago Barbosa e o LB João Gabriel, mais conhecido como Holyfield, fecharam o patrocínio com a Academia New Performance, em Petrópolis-RJ. O contrato é renovável e sempre estendido pelo mesmo período. Os jogadores se juntam a outros dez esportistas de alto nível que são auxiliados por esse benefício.
João (esq), Júnior (meio) e Tiago (dir.) no dia da oficialização do patrocínio
Tiago entra no seu terceiro ano com o Vasco. O recebedor faz parte da "Air Force" do atuais campeões brasileiros. Além disso, Barbosa também ocupa o cargo de coordenador de ataque no Petrópolis Wolves. Enquanto isso, João está em sua primeira temporada vestindo a cruz de malta no peito, mas é a maior promessa petropolitana nesse momento. 

Para João Gabriel, o patrocínio chega em uma boa hora, tendo em vista que o esporte vem em uma crescente no Brasil:

"Pra mim e pra ele (Tiago) é uma ótima chance de evoluir fisicamente. Essa próximas semanas serão importantes na preparação final para a estreia contra o Botafogo." 

Para Tiago, a New Perfomance é o ponto de partida pra uma evolução física, pois é a única da cidade com profissionais com experiência e entendimento no futebol americano:

"A academia tem professores que entendem do esporte e sabem o que cada um de nós precisa para extrair o máximo no campo. Sem falar na estrutura que permite treinos funcionais para nossas posições."

terça-feira, 19 de maio de 2015

LiFFA define datas das clínicas de arbitragem

O diretor de arbitragem, Vavo Calvet, anunciou datas das clinicas de arbitragem de 2015. O cursos acontecerão no dia 31 de maio e 21 de junho, ambos com inicio às 10h e com encerramento às 17h, na Subprefeitura do Rio, na Ilha do Governardor. Assim como em 2014, o palestrante será Jean Pierre Soares, árbitro do Torneio Touchdown.
Jean possui mais de 20 anos de experiência no futebol americano (foto: Jayson Braga)
Para o dia 31 de maio, o conteúdo será mais básico já que nem todos os mais de 150 presentes possuem alguma experiência com o apito. Em 21 de junho, o módulo avançado será especificamente para árbitros com maior responsabilidade, como o Referee e o Umpire. Vale lembrar que todas as dez equipes que vão participar do torneio terão que mandar representantes para esses dois dias. Além deles, o Valença Hunters e o Nova Friburgo Yetis também participarão, já que são filiados à LiFFA, só optaram em não atuar na edição 2015.

Para arbitrar em 2015 será necessário: - Ter feito a Clínica da LiFFA desse ano ou Clínica do Carioca Bowl 2015; - Não fazer reciclagem das Clínicas da LiFFA ou Carioca Bowl de 2014 deixarão o árbitro apto até o dia 21 de junho.

Para participar do conteúdo avançado será necessário: - Ter feito a Clínica básica da LiFFA de 2014 ou 2015, assim como a do Carioca Bowl dos mesmos anos.

Cada time é obrigado a levar pelo menos seis árbitros para esse evento. A intenção é que metade deles apitem: um como Referee, um como Umpire e outro como cronometrista - que será uma pessoa fora do campo que ficará com o relógio, excluindo essa função de um dos sete oficiais. Além disso, o árbitro principal é autoridade máxima nos jogos, não havendo mais um delegado.

 
Vavo tem boas expectativas sobre a clínica e acredita na melhora da arbitragem para essa temporada:

"Eu gosto muito da clínica do Jean. Além de explicar muito bem, ele estimula as pessoas a falar e tirar dúvidas. Acredito que com um número maior de participantes e com a clínica avançada melhoraremos a arbitragem. Sem falar na obrigatoriedade de serem sete árbitros por partida." 



segunda-feira, 18 de maio de 2015

Falcons atropelam Warriors fora de casa

Às vezes, o placar não reflete muito o que foi o jogo, mas o 67 a seis que o Volta Redonda aplicou no Rio das Ostras Warriors, na casa do adversário, mostra a diferença de nível entre os times. O duelo aconteceu no último domingo (17) e com o Estádio do Palmital tendo um ótimo público presente. Agora, o time da "Cidade do Aço" se prepara pro reencontro com o RJ Islanders, dia 7 de junho, na capital do estado. Enquanto isso, a equipe da Região dos Lagos sobe a serra uma semana depois para enfrentar o Petrópolis Wolves, já no friozinho - e talvez na lama.

 
Confesso que essa pontuação toda me deixou um pouco perdido nas minhas anotações, sendo assim dividi as pontuações em primeiro e segundo tempo:

No primeiro tempo:

0 x 8 - TD - B.Monção passe para Fábio Yaegashi - conversão de dois pontos (Falcons);
0 x 14 - TD - B.Monção passe para Fábio Yaegashi - sem extra point (Falcons);
0 x 22 - TD - B.Monção corre até a end zone - conversão de dois pontos (Falcons);

No segundo tempo:

0 x 29 - TD - Kadu Estevão recupera o fumble e vai até a end zone - com extra point (Falcons);
0 x 36 - TD - Guilherme Sargento marca em corrida de duas jardas - com extra point (Falcons);
0 x 45 - Safety - Lucas Diogo pisa fora da end zone (Falcons);
0 x 52 - TD -  F.Santos passa para Carlos Leal em 61 jardas - com extra point (Falcons);
0 x 54 - Safety - Snap alto que sai pela end zone (Falcons);
6 x 54 - TD - Lucas Diogo para Wylder Sentinela - sem extra point (Warriors);
6 x 61 - TD - Felipe Santos correndo com a bola - com extra point (Falcons);
6 x 67 - TD - F.Santos para Lucas Giatti - sem extra point (Falcons);

Análise do jogo: 

Rio das Ostras Warriors:

Essa foi a segunda derrota dos Warriors na pré-temporada. Achei que o 16 a zero para o Indians tinha sido uma derrota normal, mas o 67 a seis para os Falcons evidenciam um time muito primitivo. Quando falo sobre a primitividade da equipe, o jeito de jogar me lembra até o de Wolves, Rockers e Yetis em 2010, num período pré-LiFFA. Falta um Head Coach que organize a casa. Precisam se encontram dentro de campo, traçar um plano de jogo. O campeonato não é pra amigos que jogam no fim de semana apenas.

O QB camisa 9 estava meio perdido. Errava screen pass, não fazia leitura para mais de um alvo, muito cru e foi colocado na fogueira. Quando Lucas Diogo tornou-se o lançador, parecia que ele queria resolver o jogo. Foram quatro tentativas de passe seguidas com inteção de acertar um recebedor no fundo do campo. Quando tentava resolver com as pernas, só a lateral salvava. Em situações como corredor, as investidas quase pela lateral eram a melhor alternativa, pois na velocidade, em tese, ele não precisou de bloqueios para ganhar o espaço.

Os recebedores não são ruins, mas não tem quem os oriente. Super Shock, camisa 13, recebeu um ou outro passe - até por mérito dele -, mas em geral, não conseguiu produzir muito. Bugado, número 11, era um atleta que parecia travado em rota slant e rota goal, nada além disso. De todos, o mais completo pareceu ser o camisa 16, Guilherme Mondaini. O rapaz era retornador também, tanto que fez a maior jogada do time na partida, um retorno de 40 jardas no kickoff. Ele tem boas mãos, só que com um ataque aéreo deficiente, jogar bem é complicado. 

A linha ofensiva tinha o problema já no snap, quando a bola sai muito alta. Tanto que Lucas Diogo precisou ficar praticamente em uma mini distância de punt. O meio da OL furava muito fácil, obrigando os lançadores a duas opções: se deslocar para as laterais ou soltar a bola rápido. Na defesa, a trincheira funcionou bem algumas vezes fazendo pressão nos lançadores adversários. Felipe Santos sobre até alguns hits, mas nada que fosse por um longo período. Os ataques ao QB eram tipo cometas: a cada 60 anos.

O melhor atleta da defesa foi o linebacker camisa 50, Murilo. Ele conseguiu um sack, além de alguns tackles, todos solo e certeiros, sem chance do atacante escapar. Quero destacar na secundária a presença de Ricardo Rezende, CB, ex-Teresópolis Rockers. É legal ver que mesmo com o time sem atividades, os jogadores se realocaram em outras equipes.

Volta Redonda Falcons:

Gostei do que vi do expressinho do Falcons. O time não foi completo para Rio das Ostras, mas me agradou. Fiquei feliz por Bruno Monção voltar a fazer um TD correndo, lançar boas bolas, achar seu alvos, se deslocar, ser o cara que todos esperam, mesmo que esteja voltando de uma contusão. Felipe Santos também jogou muita bola. Quando teve a chance soltou o braço, mas se contentava com o passe curto. Ele é, realmente, um bom atleta pro futuro de VR. Sem falar em dois touchdowns que somados deram 120 jardas. O problema foi sua interceptação displicente.

O jogo terrestre foi dominado por Diego Soares. Ele fez boas corridas, foi atrás dos bloqueios. Assim como geralmente é seu jogo. O camisa 21 recebeu uma boa quantidade de passes em rotas laterais, quando Monção, às vezes, usava três recebedores de um lado. Guilherme Sargento novamente me agradou. A cópia facial de Michael Vick fez um corrida de 30 jardas, complementando com uma tentativa de duas até a end zone. Mas falhou nos times especiais, ao tentar retornar ele dropou a bola que foi para as mãos do adversário. Jr.Assis novamente mostra sua evolução nos cortes curtos. Ele está acima do peso, mas é outro jogador em relação à 2014. A capital faz bem, amigos.

Na recepção, Fábio Yaegashi foi o melhor. No jogo também. Seu touchdown de 60 jardas foi na força bruta. Quem não marcá-lo sofrerá. Carlos Leal é um que eu ainda quero ver sendo mais ativado. Ele faz boas recepções. No aquecimento não dropou nada, no jogo também não. Quem eu queria ter visto mais foi o WR Rildo. Provavelmente é calouro, mas me deixou uma boa impressão ao ver seu pré-jogo.

Não tenho muita coisa a destacar da OL, pois fez seu feijão com arroz, só às vezes vazava a blitz. Normal. Na DL, a pressão foi doida. Cachorro Louco nem é o mais técnico da LiFFA, mas sua vontade de vencer o faz um dos mais "chatos" no contato. Na secundária, outro jogo em que o CB Quintanilha é destaque. O rapaz recuperou um muff, forçou um sack e catou duas interceptações. Quem também fez seu pick foi o LB Iago, o CB Joãozinho e o CB Pegê. 

Notas:

Malone é de quem?

O DE Malone Abalim é um figura caricata da Liga por ter vazado sua foto na privada. Mas uma situação que me alertaram é que o jogador foi aprovado no try-out no Macaé Oilers, onde estava treinando há umas duas, três semanas. Pelo visto voltou - para não disputar o título.
Aprovados no try-out 2015 (foto: Macaé Oilers)
Prata da casa

Na arquibancada do Estádio do Palmital me deparei com um número grande de jogadores que são de Rio das Ostras, mas por algum conflito com a diretoria, ou até por não quererem, não ficaram com o time. Vou listar alguns atletas que não estão mais com os Warriors: o C Pablo Buty (NF Yetis), o WR Lucas Storck (NF Yetis), o LB Bruno Rocha (Macaé Oilers), o WR Augusto Monteiro (Macaé Oilers), o OL Artini Teles (Macaé Oilers), entre outros. Será que o time não seria MUITO mais forte?

Parabéns, Volta Redonda

O duelo desse domingo foi disputado na Região dos Lagos, do outro lado do estado para o Volta Redonda Falcons. Só que a torcida que dominou lá foi a de VR, impressionante o barulho que faziam. Foi uma amostra grátis do que será no caldeirão do Flamenguinho.

Cuidado, Vavo!

Pelo que me foi passado, para 2015 está liberado o stiff arm (mão no rosto do adversário). Só que eu penso que isso é muito perigoso. Esse recurso quando usado com segurança é ótimo, mas na LiFFA o pessoal ainda não tem entendimento de como se faz um corretamente. Se a ordem é dar segurança pros atletas, acho que isso vai na contramão.

sábado, 16 de maio de 2015

VR Falcons e RO Warriors se enfrentam para acertar os últimos detalhes para a LiFFA 2015

A LiFFA se aproxima e ajustar os últimos detalhes para a estreia é extremamente importante, pois treino é jogo e jogo é guerra, dizem. Volta Redonda Falcons e Warriors se enfrentam no próximo domingo (17), no Estádio do Palmital, às 14h, em Rio das Ostras, mas os times vivem momentos diferentes em suas vidas, mas esse jogo é mais especial do que parece para um simples amistoso de pré-temporada.
Esse será o primeiro jogo entre os times na história (foto: Facebook/Warriors)
O time visitante precisa refinar seus últimos detalhes e já colocar algumas das principais formações e jogadas em atividade, pois a estreia será daqui a quatro domingos, contra o atual campeão, o RJ Islanders, na casa de seu carrasco. Sim, em 2014 os Falcons bateram na trave contra os Insulanos, mas perderam duas vezes. Para essa temporada, Bruno Monção estará mais maduro, conhece melhor o adversário. Seu único desafio será seu corpo, pois contra o Warriors será seu primeiro snap desde 16 de novembro de 2014, no Wild Card contra o Itaipuaçu Krakens, quando quebrou a fíbula.

Por falar em Krakens, uma figura ilustre é, hoje, uma peça do elenco do time da Região dos Lagos. Lucas Diogo faz parte do Warriors em reconstrução. Mas impossível falar dele e não citar o episódio do "Passei o Playbook", que foi exatamente na semana do jogo contra o VR Falcons. Rio das Ostras finalmente entrou na LiFFA. São três temporadas batendo na porta, mas dessa vez não teve erro. Em 2015, a equipe já jogou contra o Goytacá Indians fora de casa e perdeu. Mas no domingo fecha seus compromissos de pré-temporada contra o forte Falcons. A estreia será em Petrópolis, contra o Wolves, dia 14 de junho.

O que pode ser observado nesse jogo?

Duvido que Volta Redonda gastaria seu dinheiro, atravessaria o estado para jogar só uma pelada. Na cabeça dos organizadores do time deve haver um teste de comportamento dos calouros, especificamente. Saber com quem se pode contar em viagens longas é importante, ainda mais para quem entrou agora.

A questão do QB é o que pega para VR. Esse será o primeiro jogo após a saída de três lançadores do time do "Vale do Aço". Sobrou apenas Bruno Monção e Felipe Santos - que saiu, mas sentiu saudades e novamente é um Falcons - que serão testados em alta rotatividade, creio. Quero ver como o jogo corrido desafoga o ataque aéreo. Vou analisar para saber se o RB Guilherme Sargento é bom de fato ou se é só um Pablo Dias (BUST) da vida.

Pra mim que nunca vi o Warriors jogar é tipo que aquele ditado: "a primeira impressão é a que fica". Vou tentar avaliar o máximo do time. Se eles "passarem o carro" no adversário, vou achar mágico, um time que está pronto pra brigar pelo título, mas avaliar pouco é difícil, mas creio que seja o mesmo caso do Indians e do Blaze: falta um pouco da experiência. Não importa o quanto você tenha um ou outro atleta rodado, mas jogar um torneio sempre é diferente. No primeiro ano, acho que sofrerão com algumas dificuldades, mas torço para que façam um bom jogo e que quem for ao Estádio do Palmital não se arrependa. 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

UFF tem a tabela mais difícil; Krakens a mais fácil

O Opinião F.A calculou a temporada regular de 2014 dos times e fez uma tabela de quem terá o calendário de jogos mais difícil e o mais fácil, em números. Tudo isso levando em consideração a porcentagem de vitórias dos clubes, pois Federals, Krakens e Oilers enfrentam apenas um novato, enquanto a maioria enfrenta dois e o Wolves encontra os três recém-chegados.

O Blog entende que quem enfrenta menos calouros tem a chance de elevar sua porcentagem, assim como foi com o Federals, mas essa não é uma regra, vide o Oilers e Krakens, que, em tese, enfrentam adversário mais tranquilos. Esta é uma classificação ilustrativa, com a porcentagem decrescente:

  1. UFF-Niterói Federals - 81.2% (13 vitórias - 3 derrotas), enfrenta um novato;
  2. Andorinhas F.A - 75% (12 vitórias - 4 derrotas), enfrenta dois novatos;
  3. Volta Redonda Falcons - 66.6% (8 vitórias - 4 derrotas), enfrenta dois novatos;
  4. RJ Islanders, Blaze F.A, Rio das Ostras Warriors - 62.5% (10 vitórias - 6 derrotas), enfrentam dois novatos;
  5. Macaé Oilers - 60% (12 vitórias - 8 derrotas), enfrenta um novato;
  6. Petrópolis Wolves - 58.3% (7 vitórias - 5 derrotas), enfrenta três novatos;
  7. Goytacá Indians - 50% (8 vitórias - 8 derrotas), enfrenta dois novatos;
  8. Itaipuaçu Krakens - 45% (7 vitórias - 9 derrotas), enfrenta um novato.




terça-feira, 12 de maio de 2015

Nova Friburgo Yetis tem novo apoiador

Com o avanço da tecnologia e o uso dela para auxiliar na evolução do esporte, em maio desse ano, o Nova Friburgo Yetis saiu na frente com um apoiador de primeira linha. A Sky Pixel Imagens ajudará o time com fotos e videos de tomadas áreas feitas por drones. Esse material será produzido em jogos, treinos e eventos.

A parceria foi anunciada em maio de 2015 (Foto: Facebook/Yetis)

A empresa é nova, mas já é uma das únicas que estão liberadas para prestar esse tipo de serviço no estado do Rio de Janeiro. Para treinos e jogos, esse serviço será muito útil na observação da movimentação dos times de um ângulo bem diferenciado. Philippe Sarkis, membro da diretoria, define a parceria como inovadora e gosta do que a parceria pode proporcionar:

"Sem sombra de dúvidas, uma parceria inovadora e que chega pra somar, não só nos vídeos das nossas partidas, mas para também para podermos usar esse material como estudo dos nossas táticas."

Imagem do treino do NF Yetis (foto: Sky Pi

A Sky Pixel se junta a um grupo de outros apoiadores, como a FAOL que cede os ônibus para viagens, o Colégio Modelo que libera a quadra para treinos físicos, a TV Interativa que faz a filmagens dos jogos e VT mostra para as cidades da região e o Sanatório Naval que cede o campo para treinos.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

LiFFA muda datas dos jogos de 2015

O diretor de competições, Marcelo Arantes, liberou oficialmente a tabela e os mandos de campo da edição de 2015 da Liga Fluminense de Futebol Americano em 11 de maio, mas da noite da sexta-feira (22) e da manhã de sábado (23) as datas mudaram duas vezes, mas, agora, ele diz que não muda mais. A abertura do campeonato será no dia 07 de junho, já com direito a jogaço: RJ Islanders x Volta Redonda Falcons, na Ilha do Governador. 


Vale lembrar que a LiFFA definiu os grupos do torneio, no último sábado (9), num Hangout em parceria com o Opinião F.A. Ficou estabelecido que serão dois grupos com cinco times, além de cada time jogar seis vezes na temporada regular - quatro dentro da chave e duas cruzando os grupos.

Confira a tabela definitiva da Liga Fluminense de Futebol Americano, liberada pela organização:


domingo, 10 de maio de 2015

LiFFA define grupos do campeonato de 2015

Na manhã do sábado (9), em um Hangout do Opinião F.A em parceria com a Liga Fluminense de Futebol Americano, foram definidos os dois grupos para a temporada de 2015. Os finalistas da edição passada, RJ Islanders e Macaé Oilers, são os cabeças de chave do Grupo 1 e Grupo 2, respectivamente. O time carioca abre a temporada contra o Volta Redonda Falcons, dia 7 de junho.


O sorteio aconteceu no Rio de Janeiro, mas o Hangout tinha a participação do diretor de competições, Marcelo Arantes, e do atual presidente do campeonato, Davi Souza. Em suma, eram dois potes: um com Andorinhas F.A, Niterói Federals, Itaipuaçu Krakens e Volta Redonda Falcons, já o outro era composto por Petrópolis Wolves, Goytacá Indians, Rio das Ostras Warriors e Blaze F.A.

Os primeiros mencionados foram sorteados e alternadamente eram inseridos nos grupos. Pelo Pote 1 foram adicionados à chave do RJ Islanders, o Andorinhas F.A e o Volta Redonda Falcons. Junto do Macaé ficaram o UFF-Niterói Federals e o Itaipuaçu Krakens. Já no Pote 2, Blaze F.A e Rio das Ostras Warriors foram para o Grupo 1 e Petrópolis Wolves e Goytacá Indians ao Grupo 2.

Confira os Grupos dessa edição da LiFFA:

Grupo 1

RJ Islanders (campeão)
Andorinhas F.A (1º sorteado - via Pote 1)
Volta Redonda Falcons (3º sorteado - via Pote 1)
Blaze F.A (1º sorteado - via Pote 2)
Rio das Ostras Warriors (3º sorteado - via Pote 2)

Grupo 2

Macaé Oilers (vice-campeão)
UFF-Niterói Federals (2º sorteado - via Pote 1)
Itaipuaçu Krakens (4º sorteado - via Pote 1)
Goytacá Indians (2º sorteado - via Pote 2)
Petrópolis Wolves (4º sorteado - via Pote 2)

Os mandos de campo ainda não foram definidos, mas os confrontos já. Veja como ficou a tabela de jogos. Vale lembrar que as rodadas são divididas em semanas. Confira:

Jogos por Rodada
Rodada 1
Rodada 2
Rodada 3
Rodada 4
Rodada 5
Rodada 6
IslandersFalconsIslandersWarriorsIslandersAndorinhasAndorinhasWarriorsIslandersBlaze F.AAndorinhasOilers
AndorinhasBlaze F.AAndorinhasFalconsBlaze F.AWarriorsFalconsBlaze F.AFalconsWarriorsIslandersFederals
OilersKrakensOilersWolvesOilersIndiansFederalsWolvesOilersFederalsFalconsKrakens
FederalsIndiansFederalsKrakensKrakensWolvesKrakensIndiansIndiansWolvesWarriorsIndians
WarriorsWolvesBlaze F.AIndiansFalconsFederalsIslandersOilersAndorinhasKrakensBlaze F.AWolves

E se cada time da LiFFA fosse uma mãe?

O segundo domingo de maio é sempre especial. Mulheres comemoram o dia mais importante do ano para Elas. Desde já o Opinião F.A parabeniza a todas as pessoas que fazem o papel mais nobre da sociedade, ser mãe. Mas em tom de brincadeira, o Blog conta qual tipo de mamãe cada time seria, caso fosse personificada.  

RJ Islanders: velha de guerra

Os Insulanos seriam aquela mãe que sabe como "tirar o que quer" do filho. Sempre usando o psicológico ao seu favor e a experiência de vida. 

Andorinhas F.A: boa vizinhança

O time de Magé seria aquela mulher que todo o bairro gosta, respeita e sabe que o futuro será proveitoso. Ninguém vê metida em intrigas e trata bem os amigos do filho. O único problema é a recepção no lar. Sempre com som alto, deixando os visitantes sem nenhuma vontade de voltar.

Volta Redonda Falcons: adorada

Se levarmos em consideração o trabalho de marketing feito na "Cidade do Aço" e o acolhimento que tiveram pela população, fica difícil dizer que não é uma mãe adorada. Os filhos estão sempre presentes naquele almoço de domingo e o significado de união toma forma nessa mamãe.

Macaé Oilers: guerreira

A família é pequena, a mamãe é esforçada. Sempre tendo mais de uma função. É aquela guerreira que praticamente "tira leite de pedra" e faz da adversidade a fórmula pra superação.

UFF-Niterói Federals: inteligente

Aquela mamãe com formação universitária, que está deixando a família mais organizada e tentando fazer com que o ano seja mais proveitoso. Os filhos possuem potencial para crescer, mas só o tempo dirá sobre seu futuro profissional.

Itaipuaçu Krakens: bipolar

Às vezes está feliz com tudo, às vezes reclama de cada coisa sem nexo, mas geralmente é feliz. A ressalva é que quem manda casa é o paizão Reinaldo. 

Petrópolis Wolves: acolhedora 

Todo mundo conhece alguma mãe que tem aquele filho que não é de sangue, mas é chegado da família. O Wolves é isso. Acolheu uns filhos que estavam sem um rumo no esporte, hoje já estão chegados e já estão até abrindo a geladeira de casa.

Goytacá Indians, Blaze F.A e Rio das Ostras Warriors: de primeira viagem

Acabaram de chegar nesse mundo das mamães. Ninguém sabe que tipo de mãe serão, mas todo mundo tem seus palpites. Se a LiFFA é o mundo, torcemos para que esse trio chegue pra ser aquela mamãe competitiva que sempre quer resultado, mas em casa só quer dar carinho pra filharada. 

Feliz Dia Das Mães!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Islanders disputa "Clássico da Ilha" no sábado (9)

O RJ Islanders, atual campeão da LiFFA, usa a sigla RJ por causa da cidade, mas sua raiz e rivalidade é no bairro da Ilha do Governador, na capital. No sábado, às 15h, na Enseada de Botafogo, os Insulanos enfrentam seus vizinhos, o Ilha Avalanche. Se vencer, a "Onda Laranja" sobe na tabela e entra firme na briga pelos Playoffs, enquanto os rivais, com o triunfo e uma derrota do Falcões, podem chegar à vice-liderança.
(Foto: Facebook/Carioca Bowl)
Há mais de um ano que esses times não se enfrentam, no último encontro, em Fevereiro de 2014, o Avalanche venceu pelo placar de dez a zero. A última vitória do Islanders sobre seu rival foi em 2013, no Costa Verde Bowl, mas no Carioca Bowl o último resultado vitorioso foi em 2010. Desde então foram três derrotas: 2011, 2012 e 2014.

O duelo acontece às 15h na Enseada de Botafogo (Foto: Facebook/Carioca Bowl)
Vavo Calvet, Head Coach, do Islanders vê esse jogo como situação de opostos nos elencos. O Avalanche com mais qualidade e menos jogadores, enquanto seu time com muitos jogadores, só que com uma grande quantidade de novatos:

"O avalanche tem jogado com o mínimo (de jogadores) e nós estamos "quebrados". Então, no ponto de vista técnico, eles têm mais chance do que nós. No quantitativo nós levamos vantagem. Mas nossa quantidade é igual a muitos novatos. Tecnicamente eles estão bem melhores do que nós."

Como diria Jardel: "Clássico é clássico e vice-versa", então quem comparecer em Botafogo no sábado vai ver um jogaço, independente do número de atletas na sideline ou o tempo de experiência de cada um. Quem veste a camisa desses times sabe o que significa um "Ava" x Insulanos.  

terça-feira, 5 de maio de 2015

LiFFA define formato do campeonato

Na manhã desta terça-feira (5), o diretor de competições, Marcelo Arantes, informou como será formada a tabela em 2015. Com a confirmação oficial da saída do Valença Hunters e da não entrada do Costa Verde Ducks, nessa edição serão dez equipes na briga pelo título. A novidade é o aumento no número de jogos da temporada regular: de quatro para seis confrontos.

O formato do campeonato é simples: serão dois grupos com cinco times. Todos contra todos dentro da chave e mais dois duelos fora da divisão. O RJ Islanders e o Macaé Oilers serão os cabeças-de-chave por terem sido os últimos finalistas. Falando em final, a pós-temporada será novamente composta por seis times. A fórmula para avançar ainda está sob análise.

A data do sorteio da LiFFA está sendo definida, podendo acontecer já nesse sábado (9), às 10h, com um hangout direto do Rio de Janeiro. A confirmação sai nos próximos dias, mas a abertura já está marcada. O RJ Islanders abre os trabalhos no dia 7 de junho na Ilha do Governador contra o adversário que será sorteado.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Federals fica em segundo no Viçosa Bowl

O time da Universidade Federal Fluminense viajou até Viçosa-MG para disputar o primeiro Bowl da cidade. Junto do também universitário UFV-Capivaras e do Juiz de Fora Red Fox o campeonato aconteceu da sexta-feira (1) até o domingo (3), quando o time das Raposas venceu o Federals por 13 a sete e sagrou-se campeão.
Esse foi o primeiro da cidade mineira (foto: Divulgação)
Na sexta, o time de Viçosa perdeu por 16 a zero para o Juiz de Fora, já no sábado, a equipe de Niterói venceu a equipe da casa por 6 a 0. A "final" aconteceu no domingo e foi muito equilibrada. Os Federals perderam por sucessivos erros seus e da arbitragem, como alegaram, mas o Red Fox teve muito mérito, pois jogou melhor. Para o presidente do Niterói Federals, Ícaro Alves, o campeonato, mesmo com o vice, teve um resultado positivo:

"No geral, foi bom ver a mistura de desapontamento com raiva na cara dos jogadores. A realidade bateu na porta e a LIFFA está logo ali. Quem precisava acordar, acordou."

Ícaro descreveu o campeonato como muito bem organizado e em tom de brincadeira disse que o único defeito foi a grama um pouco alta. Os atletas dormiram no alojamento da faculdade e tinham transporte da organização para ir ao campo de jogo. O crescimento no número de times nas mesmas condições que a da LiFFA em Minas Gerais é alto. Esse tipo de desafio pode criar uma integração maior entre os estados e desenvolver ainda mais o nível de competição em ambos os estados.