Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Nova Friburgo Yetis derrota o Get Eagles e é campeão do Serra Bowl

Entre um temporal característico da Região Serrana do Rio e uma paralisação por conta dos raios em torno do Campo do Botafoguinho, o Nova Friburgo Yetis venceu no último (29) o Get Eagles-MG por 28 a 12 e se tornou campeão do Serra Bowl. Agora, os 'Homens de Gelo' estão de férias pra competições e aguardam a LiFFA 2016; os mineiros se preparam para ir ao México para a Libertadores da bola oval. 
O NF Yetis venceu por 28 a 12 e sagrou-se campeão do Serra Bowl (foto: Reprodução/Facebook)
Nas pontuações, o time abriu o placar com o recém-mudado para quarteback, Henri Araújo. O camisa 89 entrou na end zone em corrida de 1 jardas - sem XP; os 'Homens de Gelo' ampliaram em um safety após o LS protagonizar três snaps ilegais até seu punter pisar fora de campo. E ao receber a bola, em bom retorno, o RB Salim deu um bloqueio no lado cego que fez os friburguenses começarem sua campanha na linha de cinco jardas do próprio campo. Ai o mesmo Salim na primeira tentativa correu, sofreu fumble e os Eagles marcaram seu touchdown - sem XP.

Na sequência, o FS Gabriel Zani fez sua interceptação de umas 30 jardas retornada para touchdown - sem XP; o RB Gabriel Eiras entrou na end zone em tentativa de uma jarda - com 2pt de Henri com as pernas. No último quarto, para selar o ano dos Yetis, Henri achou o magnífico WR Lucas Storck para cravar o título em sete jardas - sem XP; o Get Eagles descontou com o bom RB Igor Neres - sem XP.

Minhas 14 observações:

  • O espetáculo é e foi muito grande, com uma importância tremenda pra história do esporte do interior e de Nova Friburgo. Gosto do Botafoguinho, mas esse duelo merecia o Eduardo Guinle, casa do Friburguense;
  • Henri Araújo do Nova Friburgo Yetis é um quarterback melhor do que eu imaginava. Fez boas leituras, se mostrou maduro no pocket e com um entrosamento muito bom com seus atletas;
  • O RB Nathan Zebendo, também dos Yetis, é bom de bola demais. Seu estilo de jogo não mudou em nada ao colocar um capacete e shoulder pads. Se ele embalar na corrida por fora, tem que colocar semáforo pra parar - mentira, acho que nem assim;
  • O WR Lucas Storck, hoje, em solo carioca é o melhor recebedor da atualidade. Melhor do que isso, ele ainda retorna, consegue separações fáceis da secundária, quebra tackles e não dropa. Se eu sou da capital, dou um jeito de levá-lo para lá. Vê se está ruim: dois jogos e quatro touchdowns;
  • A linha ofensiva de Friburgo me pareceu muito perdida em certos momentos. Após a ejeção do C Pablo Buty, a linha ficou um drive todo batendo cabeça. Só que no resto do jogo se encontraram, mas quando vazava, o Henri soltava a bola rapidamente e com qualidade;
  • Na defesa, o DE 'Dororo' que era limitado no No Pads se mostrou um baita atleta nas ombreiras. Que isso, nem sabia que ele era tão agressivo. Curti;
  • Curti ou Curty? Emprestado por um joguinho só, o LB do Andorinhas Black Birds Flávio Curty jogou pelos Yetis. O inquilino da camisa 55 não esteve em muitos snaps, mas colaborou como podia;
  • Na secundária: o que é Gabriel Zani? Pelo amor de Deus, ele é um caçador de interceptações. Em situações claras de passe, ele estava lá. Catou três e fez um touchdown. Além de colaborar no ataque com recepções importantes;
  • Pelos Get Eagles, o QB Matheus Nascimento tem até potencial, uma linha que se desenvolve, só que com a chuva foi difícil. Uma das suas três interceptações foi culpa sua, o resto foi desvio e mérito da defesa;
  • Playbook limitado: por ser um time novo, é difícil desenvolver uma equipe com muitas varições. Ai o Get Eagles ia, fazia motion, passe curto ou corrida impulsionada do quarterback. Acredito ter sido fácil ler;
  • Igor Neres é demais! O RB camisa 6 foi muito bem. Ele foi paciente, esperava os gaps se abrirem e quando tinha espaço foi uma locomotiva. No fim do jogo, ele fez uma corrida de 60 jardas e quebrando tackles. Uau!;
  • Se Neres foi bem é pelo fata da linha ofensiva ter aberto gaps e ter ido bem nas corridas. Estranho, que nos passes não foram bem assim;
  • Educadíssimos: o Get Eagles é uma equipe evangélica e isso, quem sabe, se reflita em campo na questão de educação. Olha, todos que falaram comigo foram muito suaves ao argumentar. Para reclamar ostensivamente eram educados. Gente, nunca vi isso; os Yetis reclamaram pouco também! 
  • Felipe Greff: parceiro demais! Agora fininho, ele fez um bom jogo na OL, mas fico muito feliz de poder vê-lo saudável e lendo o Blog sempre. Ele é o tipo de cara para quem eu escrevo. Quem entendo o significado desse portal.

Curiosidades e Tabus da Final da LiFFA 2015

O jogo mais esperado da LiFFA 2015 acontece no próximo dia 6 de dezembro, às 14h, em Volta Redonda. O time da casa, os Falcons, recebem o Macaé Oilers para a quarta Final da historia do torneio. Então, conheça agora algumas curiosidades sobre esse jogo que promete ser um dos melhores da história do interior.
Essa será a quarta final da história da LiFFA (foto: Reprodução/Facebook)
Primeira Final no Sul do Estado:

Essa será a primeira decisão no Sul do Rio de Janeiro. As outras Finais foram no Norte (2012), Região Serrana (2013) e na capital Fluminense (2014).

Em 2015: No Estádio Raulino de Olveira, em Volta Redonda.
O Estádio Raulino de Oliveira tem capacidade para 21 mil pessoas (foto: Jornal IBM)

Aço x Petróleo:

Uma das curiosidades desse duelo é que as duas cidades envolvidas são referências nacionais em seus setores: Volta Redonda é a 'Cidade do Aço' e Macaé é a 'Capital Nacional do Petróleo'. 

Finalista com W.O:

Em todas as quatro edições da LiFFA um dos finalistas venceu algum jogo por W.O. Lembrando que em 2012, o Teresópolis Rockers derrotou o Nova Friburgo Yetis assim; em 2013, o Nova Friburgo Yetis derrotou Itaperuna Blackstones e Jubartes F.A por desistência de ambos; em 2014, o Macaé Oilers derrotou o Giants United. 

Em 2012 e 2013, os times foram campeões. Em 2014, o RJ Islanders acabou com esse tabu.

Em 2015: Volta Redonda Falcons derrotou o Itaipuaçu Krakens por W.O

De novo, de novo!

O Macaé Oilers é o primeiro time da história da LiFFA a chegar em duas finais e consecutivas. 

Se perder, será o primeiro time com dois vice-campeonatos.

Campeão inédito!

Com a derrota do RJ Islanders na semifinal, temos a certeza que teremos um novo campeão. Em quatro edições, ninguém foi bicampeão: Teresópolis Rockers (2012), Nova Friburgo Yetis (2013) e Rio de Janeiro Islanders (2014).

Em 2015: Volta Redonda Falcons ou Macaé Oilers.

A maior goleada é do finalista!

Outra curiosidade é que em todas as finais, um dos finalistas teve a maior goleada da edição: Em 2012, o Itaperuna Blackstones derrotou o Petrópolis Wolves por 49 a 0; em 2013, o Petrópolis Wolves devolveu a goleada no BS por 90 a 0; em 2014, o RJ Islanders derrotou o Valença Hunters por 80 a 0.

O RJ Islanders foi o único que não perdeu sua final, quebrando o tabu.

Em 2015: Volta Redonda Falcons 91 x 0 Rio das Ostras Warriors.

Essa foi a maior goleada da história do interior do Rio (foto: Reprodução/LiFFA)
Nenhum invicto:

Pela primeira vez em quatro finais, nenhum dos finalistas chega sem ser invicto ao jogo mais importante do ano. Em 2012, o Blackstones; em 2013, o Wolves; em 2014, o Islanders.

Em 2015: Volta Redonda perdeu um jogo e Macaé perdeu dois.

Preto, amarelo e branco:

Pela primeira vez os finalistas possuem as mesmas cores. Ou seja, alguém joga de preto com detalhes em amarelo ou com as outras cores.

Primeiro encontro;

Essa é a primeira vez que os times vão se enfrentar na história. A última vez que equipes tiveram na final sem ter se encontrado antes foi em 2014, quando o Islanders derrotou o Oilers por 13 a 12, no Rio de Janeiro.

Michigan x Texas:

Pela primeira vez teremos um americano de cada lado: pelo Volta Redonda Falcons, Jeff Fromholz é o coordenador de times especias - ex-head coach da equipe; o treinador é de Downtown Owosso, no Michigan. Pelo lado dos petroleiros, Patrick Ribeiro, o head coach, full back e defensive end é nascido em Houston, no Texas.

Visitantes em domínio:

Na história da LiFFA, das três finais até hoje, os visitantes venceram duas das três decisões. Quem joga em casa tem uma média de 10.3 pontos na Final, enquanto os visitantes possuem uma média de 19 pontos.

Final sem o primeiro colocado:

Essa é a primeira vez que o líder da temporada regular não vai à Final. Em 2012 e 2013, os primeiros colocados faziam a final. Em 2014, aderindo o formato de Playoffs, o RJ Islanders terminou em primeiro, venceu os Falcons nos Playoffs e foram à Final. 

Em 2015: Volta Redonda Falcons (3º) e Macaé Oilers (4º).

sábado, 28 de novembro de 2015

Conheça os técnicos mais votados da LiFFA 2015

Se jogador é premiado, técnico merece também, pois são eles que montam o esquema que glorifica o jogador. Pois bem, a partir de agora você conhece os três treinadores mais votados pela LiFFA na votação dos Melhores do Ano. Lembrando que o resultado será divulgado aqui no Blog, dia 3 de dezembro, às 11h!

Head Coach - Marcelo Arantes - Volta Redonda Falcons
'Pretinho' foi promovido ao cargo de HC em 2015 (foto: Atila Indalecio)
Head Coach - Piter Damacino - Andorinhas Black Birds
Piter também é atleta do Vasco Patriotas (foto: Catarina Niero)
Head Coach/QB - Vavo Calvet - Rio de Janeiro Islanders
Vavo nas areias pelo Carioca Bowl (foto: FB/Islanders)

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nova Friburgo Yetis recebe o jogo de volta do Serra Bowl contra o Get Eagles

Pra fazer história no interior do Rio de Janeiro, o Nova Friburgo Yetis recebe o Get Eagles-MG, no próximo domingo (29), às 15h, no Campo do Botafoguinho, na Região Serrana. O duelo é válido pela Serra Bowl e, na partida de ida, em Belo Horizonte, os friburguenses venceram por 32 a 3. Vale lembrar que esse será o primeiro jogo Full-Pads de um time do interior fluminense no estado.
O jogo de volta acontece no Campo do Botafoguinho, em Nova Friburgo (arte: FB/NF Yetis)
É importante entender o regulamento: para o Eagles ser campeão precisa vencer tirando uma diferença de 29 pontos que sofreu em casa. Caso o duelo vá para a prorrogação, o título é friburguense.

No jogo de ida, o Yetis foi bem demais. Com um show da dupla QB Henri Araújo e do WR Lucas Storck, além da noite mágica do FS Ramon Cavalcanti. Por curiosidade, o Nova Friburgo Yetis atuou pela última vez em casa em 30 de novembro de 2014, ou seja, o time volta ao Botafoguinho quase um ano depois. Só que Full-Pads.

O pioneirismo:

O Nova Friburgo Yetis disputou a Liga Fluminense de Futebol Americano em 2012, 2013 e 2014. Em 2015, crendo que haveria a LiFFA na modalidade Full-Pads. O elenco se equipou e começou a treinar, só que ninguém seguiu o embalo e os 'Homens de Gelo' se tornaram pioneiros, dando um passo a frente.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Blaze F.A vai à Angra dos Reis para amistoso contra o Destroyers pela pré-LiFFA

A LiFFA 2015 nem acabou ainda e já tem gente duelando pela do ano que vem. No próximo sábado (28), às 15h, no Campo do GDV, em Angra dos Reis, o Destroyers recebe o Blaze F.A, em amistoso válido pela Pré-LiFFA 2016. 


As equipes nunca se enfrentaram antes e esse duelo é a primeira perna das obrigatoriedades que o Angra Destroyers terá que cumprir para atuar na LiFFA No Pads no ano que vem. Para o Blaze F.A, a temporada já valeu demais, pois ficou em sexto colocado em seu ano de estreia e quase tirou o finalista Volta Redonda Falcons do torneio, jogando na 'Cidade do Aço'.
Esse será o primeiro jogo entre as equipes na história (foto: Reprodição/Facebook)
Outro candidatos à LiFFA No-Pads 2016: Duques F.A* (Duque de Caxias), Gaditas F.A* (Costa Verde), Juiz de Fora Mamutes* (MG), Itaperuna Blackstones*, Carmo Coalas, Guerreiros da Planície (Campos dos Goytacazes). 

Palpite para o jogo: Angra Destroyers 16 x 26 Blaze F.A

* - Manifestaram interesse na LiFFA de forma oficial.

Conheça os candidatos ao prêmio de Atleta Revelação da LiFFA 2015

Pertinho da Final da LiFFA, mas tem gente que já está de fora da competição e até um finalista com chances de ser o Atleta Revelação da temporada de 2015 da Liga Fluminense de Futebol Americano. Conheça agora os três mais votados em seu primeiro ano de campeonato:

Os jogadores mais votados para MVP (Melhor Jogador do Campeonato)

Os jogadores mais votados para Atleta Ofensivo

Os jogadores mais votados para Defensor do Ano

RB - Bo Jafras 'Bahia' - Macaé Oilers
Bahia quebrando tackles contra o Andorinhas F.A (foto: Catarina Niero)
WR - Marcos Paulo - UFF-Niterói Federals
Mais votado na votação aberta, MP concorre ao prêmio de Revelação (foto: FB/Federals)
RB - Michel Sodré - Blaze F.A
Dificil parar Michel Sodré, hein? (foto: Atila Indalecio)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

LiFFA quer Jean Pierre Soares como árbitro principal da Final 2015, em Volta Redonda

A temporada de 2015 já é especial para a Liga Fluminense de Futebol Americano pelo simples fato da Final acontecer no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O duelo acontece no dia 6 de dezembro, às 14h, com Falcons e Macaé Oilers brigando pelo título inédito. Só que a arbitragem ainda não está definida, já que a LiFFA quer Jean Pierre Soares, do Torneio Touchdown, como árbitro e alguns detalhes atravancam o desfecho das negociações.

Jean Pierre é árbitro do Torneio Touchdown (foto: Jayson Braga)
Para que Jean esteja com o boné branco na 'Cidade do Aço', ele não arbitraria uma das semifinais do Torneio Touchdown que acontecem no mesmo dia. Só que por elas serem em Timbó-SC e Vila Velha-ES há uma chance do Referee não viajar e estar conduzindo a Finalíssima.

Jean Pierre tem mais de 15 anos como árbitro e já é um velho conhecido da LiFFA. Em 2014, ele aplicou uma das duas clínicas de arbitragem, em Petrópolis, na Região Serrana. Em 2015, na Ilha do Governador, ele foi o palestrante do curso de 'zebras' no modo básico e avançado. Agora, ele pode ser o árbitro principal do maior jogo da história da LiFFA.

Na visão de Davi Souza, presidente do torneio, para Jean ser o responsável pela condução do jogo só depende dele - e de sua agenda -, mas junto com os finalistas torce pelo acordo com o árbitro:

"O interesse da LiFFA no Jean para a Final já é sabido de todos desde as aplicações de clinicas de arbitragem com ele. O Jean sempre foi muito franco conosco que seu parecer positivo ou negativo depende da agenda do Torneio Touchdown. Ficamos no aguardo e na torcida, visto que é um desejo externado também pelos finalistas." - avaliou, Davi.

O Blog na Final na LiFFA 2015!

Faltam pouco menos de duas semanas para a Final da LiFFA, entre o Volta Redonda Falcons e o Macaé Oilers, dia 6 de dezembro, às 14h, no Estádio Raulino de Oliveira, na 'Cidade do Aço'. Só que não são só os times que já estão confirmados: o Blog Opinião F.A, mais especificamente, eu e Guilherme Flutt Picolé vamos narrar o jogo para os torcedores no Estádio da Cidadania.
Palco da Final da LiFFA 2015 (foto: Thiago de Castro)
E a partir da segunda-feira (30) que antecede o jogo, o Blog publica uma série de matérias sobre a Final. A principio será uma por dia, sendo publicada religiosamente às 11h. Confira as matérias que vão ao ar:

Segunda-feira - 30 - "Curiosidades e Tabus da Final da LiFFA 2015";
Terça-feira - 1 - "Duelos interessantes dentro da Final";
Quarta-feira - 2 - "Os favoritos ao MVP da Final";
Quinta-feira - 3 - "Resultado dos Melhores do Ano da LiFFA 2015";
Sexta-feira - 4 - "Prévia da Final da LiFFA";
Sábado - 5 - "Conheça a SeleLiFFA 2015";
Domingo - 6 - matéria sobre a Final e o campeão!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Blaze F.A busca Claudio Alves para head coach, mas treinador recusa; equipe ainda procura um nome

Os Grosseiros ficaram em sexto na LiFFA 2015
Na noite do último domingo (22), o Blaze F.A - sexto colocado na LiFFA 2015 - convidou o presidente do Petrópolis Wolves, Claudio Alves, para ser o técnico principal da equipe em 2016. A proposta inicial era para ser o head coach durante um ano, na fase de transição dos 'Grosseiros'. Claudio considerou a proposta até esta terça-feira (24), mas declinou por questões familiares.

O presidente dos petropolitanos tem anos vividos no futebol americano. Já foi o técnico do Campo Grande Centauros - onde alguns jogadores do Blaze já foram treinados por ele. Além de ser coordenador dos times especiais do Wolves desde 2013. Ele iria à Zona Oeste para substituir A.J Calixto, técnico principal em 2015, que abriu mão do cargo para alguém que tenha experiência em passar o futebol americano.

Agora, o Blaze F.A procura um novo técnico e a diretoria faz reuniões para encontrar um novo nome. Quem será que assume a equipe?

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Macaé Oilers faz vaquinha para facilitar ida à Volta Redonda pela Final da LiFFA 2015

Apesar do futebol americano crescer no Brasil, apesar de campeonatos nacionais terem partidas em arenas de Copa do Mundo e até a LiFFA usar um estádio profissional para a sua decisão, ainda há dificuldades e falta de apoio. Por isso, o Macaé Oilers conta com a ajuda da comunidade macaense, dos entusiastas do esporte amador e com qualquer um que queira incentivar a bola oval em solo fluminense. A equipe finalista desta edição da Liga Fluminense de Futebol Americano está fazendo uma vaquinha para arrecadar fundos para facilitar sua viagem à Volta Redonda, no dia 6 de dezembro.


No link acima, o Oilers pede a colaboração para chegar à quantia de R$ 4 mil. A verba será usada para arcar com ônibus, hospedagem, alimentação (jantar de sábado e almoço de domingo), além de qualquer outra eventualidade que possa ocorrer. Vale lembrar que de Macaé para Volta Redonda - local da Final - são cerca de oito horas de viagem, pois a equipe vai cruzar o estado de ponta a ponta. Como a viagem é cansativa, os petroleiros vão no sábado para a 'Cidade do Aço'. Nada mais justo, pois assim o nível da Final sobe.

Vale lembrar que caso o valor proposto não seja arrecadado, o dinheiro é recebido e pouco mais de 17% vai para o site que ajudou a arrecadar a quantia.
Todos os componentes do Oilers reunidos após a vitória na semifinal (foto: Reprodução/Facebook)

É pela crise!

Bom, que o Brasil vive um momento de crise não é novidade, pois o termo "é culpa da crise" está na boca do povo. Só que pra Macaé o problema se potencializa, pois a maioria dos atletas e habitantes da cidade possui relação direta com o Petróleo e com os últimos acontecimentos, muitos perderam seus empregos, ou quem trabalha ajuda os pais que foram demitidos. Situações assim que dificultam, mas não inviabilizam. Por isso, reforço o pedido de colaboração. 

Confira a mensagem oficial que os jogadores, torcedores e familiares estão usando nas redes sociais para convencer a massa à colaborar:

"Caros amigos.

A família OILERS, no qual meu filho é presidente, está precisando de ajuda financeira para a final do campeonato estadual que será no dia 6/12/2015 em Volta Redonda. 

Não temos patrocínio de ninguém. Todos os atletas custiam com seus próprios gastos.

Temos apenas o apoio da Água Mineral Bicuda Grande que nos fornece as águas para os jogos. 

Como o trajeto é longo, sairemos de Macaé no sábado e ficar em alguma pousada. Não temos dinheiro em caixa para hospedagem dos jogadores.
São 7 horas de viagem + almoço + lanche + jantar,  etc.

A prefeitura de Macaé junto com a Secretaria de Esportes ignoram nossa existência.

Agradecemos a rádio Globo 820 AM pela credibilidade e apoio recebido.

Chegamos onde chegamos com esforços próprios. 

Quem se interessar e puder contribuir com nosso time, acesse o seguinte link: http://www.kickante.com.br/campanhas/transporte-e-acomodacao-liga-fluminense-de-futebol-americano-final

Desde já agradecemos o apoio e carinho recebido."

domingo, 22 de novembro de 2015

Gaditas F.A é o campeão do Torneio Friends; Drake Stockler ressurge no futebol americano fluminense

Como campeonato de fim de temporada e até uma preparação para a LiFFA 16, na categoria No Pads, o Rio das Ostras Warriors recebeu, neste domingo (22), o primeiro Torneio Friends, em casa. Também participaram do evento o Gaditas F.A e o Duques F.A. Na decisão, os anfitriões duelaram contra o Gaditas e saíram derrotados por 28 a 8, no intervalo. Isso, no intervalo!
 
Registro da final entre Gaditas (esq.) e Warriors (dir.) (foto: Augusto Monteiro)

Pois bem, o Torneio Friends começou no inicio dessa manhã dominical com o Gaditas F.A vencendo o Duques por 20 a 6 - com show do QB 'RodriManning'. No segundo duelo do dia, o time de Duque de Caxias duelou contra a equipe da casa e perdeu por 24 a 14, sendo eliminado da competição. Na final antecipada, o Gaditas, vindo da Costa Verde, sobrou em cima de Rio das Ostras e vencia por 28 a 8 no intervalo, até que os organizadores falaram que não iriam mais jogar, já que a prefeitura estava pedindo o fechamento do Estádio do Palmital. Só que a equipe de reportagem do Opinião F.A presente no local apurou os fatos e viu que não havia nenhum responsável pedindo a saída dos elencos do gramado. Com o fim do duelo, o Gaditas conquistou seu primeiro título na grama. 

Drake Stockler volta ao Futebol Americano do Rio de Janeiro após um ano longe dos gramados


Se o esporte dá uma segunda chance para os indivíduos, como o futebol americano não dá uma quarta? Bom, pelo menos é isso que está acontecendo com o QB Drake Stockler. Ele começou no Petrópolis Wolves, em 2012, após dois anos se transferiu para o Teresópolis Rockers onde jogou até o fim da temporada de 2014. Simultaneamente, ele levou o projeto do Linhares Panthers-ES para frente, onde saiu em março de 2015. Agora, em novembro, ele foi o lançador do Duques F.A no Torneio Friends.
Drake saindo do pocket em busca de seu recebedor (foto: Augusto Monteiro)
Apesar da experiência de três temporadas, ele não foi muito bem, conduzindo o time à última colocação do campeonato e contra os Warriors ele teve uma partida de seis interceptações. Pior que isso foi o lance em que o camisa 10 foi de encontro com a parede e ficou no chão por alguns minutos.
Drake no chão após a colisão com a parede (foto: Augusto Monteiro)
Ao fim das atividades, nossa equipe de reportagem tentou conversar com o quarterback sobre sua volta aos gramados do Rio de Janeiro. Drake não quis conversar, pois sabia que era um conteúdo para a Liga Fluminense de Futebol Americano e falou que não liga para a LiFFA. 

Espero que o Duques ligue, pois é o que terão pra disputar em 2016 e espero que entrem!

Curtinhas:

Tendenciosos:

Às vésperas da Final da LiFFA e após uma sessão de treinamentos, alguns atletas do Macaé Oilers foram ao Estádio do Palmital prestigiar o evento. Na final, eles - que possuem a Clínica de Arbitragem da Liga - se ofereceram para arbitrar o último jogo. Mas por serem acusados de ser tendenciosos sofreram a recusa.

sábado, 21 de novembro de 2015

Entrevista com Antônio 'Cacarlos' Felix

Há muito tempo o Opinião F.A não fazia uma entrevista e senti que precisava reviver essa nuance do jornalismo com alguém que fosse especial pra Liga Fluminense de Futebol Americano, ou mais: um cara que é diferenciado dentro de campo e, hoje, é o rosto que simboliza o Andorinhas Black Birds. Nesse texto você confere a entrevista com Antônio 'Cacarlos' Felix, wide receiver e safety, além de candidato ao prêmio de MVP da LiFFA 2015.

Confira os Highlights do 'Cacarlos em 2014.

Confira os Highlights do 'Cacarlos' em 2015.

Para quem não conhece o atleta, ele começou sua carreira no extinto Guapimirim Bulls, em 2012, na ocasião, ele ainda era chamado de 'Patolino'; desde 2013, 'Cacarlos' é do Andorinhas F.A, agora, Black Birds. E com o passar dos anos, sua evolução física, técnica e psicológica foi notável e ele ganhou, com méritos, um papel de destaque na equipe de Magé.

Estatísticas do camisa 11 nas duas últimas temporadas: 

2014: 4 jogos - 6 TDs de ataque - 1 conversão de dois pontos; 3 TDs na defesa e 4 interceptações.

2015: 6 jogos - 3 TDs de ataque - 2 conversões de dois pontos; 5 interceptações, 2 fumbles forçados e 1 fumble recuperado.
'Cacarlos' já marcou 12 touchdowns na carreira (foto: Catarina Niero)
Confira a entrevista com 'Cacarlos':

Opinião F.A: Até onde você espera chegar como jogador?

'Cacarlos': "Meu objetivo maior, como jogador, é um dia integrar a Seleção Brasileira. Quem sabe até participar de um Mundial."

Opinião F.A: O que você acha que faltou para o Andorinhas conseguir ser campeão?

'Cacarlos': "Acredito que tenha faltado um pouco de experiência aliada à perda de jogadores-chave de 2014. Isso fez com que embora tivéssemos um elenco que, apesar de bom nível técnico e tático, cometêssemos pecados em não conseguir administrar determinados tipos de situações dentro do jogo.
'Cacarlos' em campo pelo Andorinhas F.A, em 2015 (foto: Catarina Niero)
Opinião F.A: Como você vê o interesse do Tubarões do Cerrado-DF, do Torneio Touchdown, por você?

'Cacarlos': "Na verdade eu enxergo tudo isso com surpresa, mas, naturalmente, fico muito feliz por despertar o interesse de uma equipe de nível nacional como o Tubarões, mesmo jogando numa liga No-Pads, isso só mostra o crescimento e reconhecimento que a LiFFA vem tendo."

Opinião F.A: Em qual momento da sua carreira você começou a reparar que podia ser um jogador melhor e deu um ‘start’ em alimentação, academia, estudos, etc?

'Cacarlos': "Na verdade essa mudança pode ser dividida em dois momentos diferentes. Quando atuava pelos Bulls não tinha muito acesso a alguns conceitos básicos como rotas, covers (coberturas) e essas coisas. Assim que o time entrou em "recesso", eu passei a treinar com o pessoal de Magé, no que futuramente se tornou o Andorinhas. E alguns de nós, como o Davi e eu, decidimos fazer a Seletiva do Botafogo F.A, em 2013. Embora eu não tenha sido aprovado, essa experiência de contato com os jogadores da capital, assim como as dicas de stance (posicionamento pré-snap), técnica de recepção, rotas e etc, meio que acendeu uma perspectiva minha em relação ao esporte, de que eu poderia sim melhorar e muito meu jogo, talvez, até um dia ser um bom jogador.

Já o segundo momento foi a situação de sonho na carreira de todo jogador, o camp da AFWB (2014), que me inscrevi meio desacreditado, mas no fim acabou sendo uma das melhores experiências possíveis. Naquele Camp, me deparando com jogadores dos grandes Full-Pads de todo Brasil, campeões do Torneio Touchdown e CBFA, embora meio intimidado no inicio, através dos drills e disputas que permeavam o evento, pude constatar que a distância entre aqueles atletas e eu, não era uma coisa tão intransponível assim. E isso, somado aos valiosos ensinamentos de jogadores como Golden Tate (WR do Detroit Lions) e Marshawn Lynch (RB do Seattle Seahawks) reafirmaram a minha confiança no trabalho que eu vinha seguindo, fazendo com que a cada dia eu me dedicasse mais ao esporte.

Opinião F.A: Quais suas melhores qualidades em campo e o que você considera que te falta?

'Cacarlos': "Embora minha velocidade, impulsão e recepção sejam fatores importantíssimos no meu jogo, acredito que minha maior qualidade seja sempre "brigar pela jogada", seja numa corrida, num passe, ou num tackle. Eu sempre dou meu máximo para tentar vencer cada disputa. Muitas coisas são defasadas no meu jogo: falta de porte físico e condicionamento ideais, principalmente por 'dobrar. Esses' são fatores que, às vezes, pesam dentro de campo. Pouca técnica de tackle e algumas falhas de leitura de jogo também, mas acredito que o principal fator seja a falta de entrosamento com o time em si por poder treinar junto numa frequência muito reduzida."


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Estádio Raulino de Oliveira sedia a Final da Liga Fluminense de Futebol Americano

Grandes jogos merecem grandes palcos. Assim, o Volta Redonda Falcons anunciou nesta quinta-feira (19) que usará seu mando de campo na Final da Liga Fluminense de Futebol Americano no Estádio Raulino de Oliveira. A partida é contra o Macaé Oilers e acontece no dia 6 de dezembro, às 14h.

O Estádio Raulino de Oliveira tem capacidade para 21 mil pessoas (foto: FFERJ)
Desde já, esse é o maior estádio que vai comportar uma Finalíssima do Estadual. O Raulino, ou Estádio da Cidadania, tem capacidade para 21 mil pessoas. E como ingresso, para apoiar os Falcons em casa ou torcer para os visitantes vindos de Macaé, o torcedor colabora com um quilo de alimento não perecível.

A final:

A Liga Fluminense de Futebol Americano acontece desde 2012 e, pela primeira vez, sediará a decisão no Sul do estado. Por ter a melhor campanha, a equipe de Volta Redonda recebe o outro finalista, o Macaé Oilers - que ficou em quarto colocado na temporada regular. A Final será em jogo único.

Campeão de organização:

Só conheceremos o campeão da LiFFA 2015 no dia 6 de dezembro, mas o Volta Redonda Falcons já é o campeão de organização. No primeiro semestre realizou uma seletiva com 180 pessoas, pois espalhou cartazes pela cidade e fez até divulgação no cinema. Selando o ano mágico na estrutura, vem a notícia de que vão sediar a Final no Raulino de Oliveira. Emocionante.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Recém-aposentado, Rafael Menezes, o 'Gigante', é o novo head coach do Teresópolis Rockers

No segundo domingo de novembro (8), o OL Rafael Menezes, o 'Gigante', se aposentou dos gramados com a camisa do Botafogo Reptiles após o Clássico contra o Flamengo, pelo Torneio Touchdown. Só que alguns minutos depois, em conversa com os responsáveis pela retomada do projeto dos Rockers, ele recebeu o convite e, agora, o Teresópolis Rockers tem o ex-jogador como head coach do time nessa repaginada que a equipe da Serra dará.


Morador da cidade de Teresópolis há três anos, 'Gigante' já acompanhava o time há tempos, mas não conseguia conciliar a vida entre o Botafogo Reptiles e os Rockers. Então, logo após sua última partida como jogador, ele questionou aos teresopolitanos do Flamengo: "O que falta para o Rockers voltar?". Pois bem, o DL Farnum Cruz fez o convite e sem titubear Rafael aceitou.
'Gigante' e seus novos comandados após o Clássico contra o Flamengo (foto: Arquivo/Opinião F.A)
O atleta que fez sua carreira como linha ofensiva tem dez anos de futebol americano. Começou na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2005, pelo Falcões a convite de um amigo da faculdade. No ano seguinte foi para o Botafogo Reptiles, na época, na praia, onde atuou em cinco finais de Carioca Bowl, vencendo três. Em 2010, ele migrou para a grama e acertou com o Fluminense Imperadores, onde conquistou, em 2011, o Brasil Bowl; desde 2013 estava no Botafogo Reptiles. Na Seleção Brasileira, venceu o Chile no seu primeiro amistoso pelo Brasil Onças e, posteriormente, o Uruguai. Além disso, disputou a eliminatória para o Mundial em Julho, em Canton, Ohio, nos EUA.

'Gigante' em seu primeiro amistoso pela Seleção Brasileira (foto: Reprodução/Facebook)
Para 'Gigante', esse novo Rockers vem para resgatar o título de 2012, além disso, acredita no potencial dos atletas e sabe que o sucesso vai depender da dedicação do grupo:

"Essa nova versão vem para resgatar o título. Já assisti alguns jogos do Rockers. Os jogadores já batiam forte sem pads. Tenho medo do que pode acontecer quando esses caras colocarem helmet e shoulder pad. Lógico que tudo vai demandar bastante dedicação a todos. Em relação a isso todos temos plena consciência." - avaliou, o novo head coach dos Rockers.

Sobre a nova fase de sua vida, agora como técnico, Rafael espera o mesmo sucesso de quando vestia o helmet e o shoulder pad, além de citar seus técnicos do passado e almeja conseguir passar sua experiência ao grupo:

"Espero ter o mesmo sucesso que tive como jogador. Tive grandes técnicos como Otávio Roichmann (hoje no Flamengo), Gabriel Mendes (hoje no Vasco) e David Lotufo (hoje no Botafogo). Aprendi bastante com eles. Pretendo estudar bastante e passar toda essa bagagem aos talentosos jogadores do Rockers." - destacou, 'Gigante'.


terça-feira, 17 de novembro de 2015

RJ Islanders abre mão do futebol americano na areia para se dedicar ao Full-Pads em 2016

O RJ Islanders participa do Carioca Bowl desde 2010
Após ingressar no Carioca Bowl em 2010, o RJ Islanders teve uma boa trajetória nas praias cariocas, chegando às finais de 2013 e 2015, conquistando dois vice-campeonatos. Só que na tarde desta terça-feira (17), o representante dos Insulanos na Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro, Vavo Calvet, enviou um comunicado informando que a equipe da Ilha do Governador não estará no próximo Carioca. O motivo é a grama onde foi campeão, ou seja, o Full-Pads. Confira o comunicado na íntegra:

"Não jogaremos o Carioca Bowl 2016! O calendário atual do Carioca Bowl inviabiliza alguns projetos nossos e iremos focar neles no ano que vem. Não estamos pedindo desfiliação! Continuaremos na FeFARJ e caso ocorra o torneio de segundo semestre ou Bowls de segundo semestre, estudaremos a nossa participação, bem como a nossa participação no Carioca Bowl 2017."

Entenda o plano que fez a Onda Laranja abrir mão do campeonato mais antigo do Rio de Janeiro, em busca do sonho do brasileiro: jogar equipado.

O futebol americano Fluminense ganha, em 2016, seu primeiro campeonato Full-Pads: a LiFFA. Por ter sido desde 2012 um torneio No-Pads (sem equipamentos), os times usarão o primeiro semestre do ano que vem para fazer a transição, seja na compra de equipamentos, seja renovando e aprendendo as técnicas e o novo jeito de jogar. Só que o Islanders joga o Carioca Bowl na primeira metade do ano e isso faria com que a transição fosse feita de maneira menos intensa, podendo desviar a atenção do clube na grama. Para Vavo Calvet, essa passagem para jogar equipado precisa ser feita corretamente e jogando um campeonato simultâneo não seria bom para seu time:

"Vamos precisar nos adaptar pra jogar Full-Pads e não dá pra começar o ano jogando Carioca Bowl e empurrando o Full-Pads com a barriga." - destacou, o quaterback.

Nova Friburgo Yetis define o estádio do jogo de volta do Serra Bowl

Após vencer o Get Eagles por 32 a 3, em Belo Horizonte-MG, agora é a vez do Nova Friburgo Yetis receber o jogo do Serra Bowl, no dia 29 de novembro, às 14h, na Região Serrana. Falava-se do estádio do Friburguense, o tradicional Eduardo Guinle, mas por indisponibilidade do local, os 'Homens de Gelo' voltam à sua casa de origem, o Campo do Botafoguinho.
O jogo de volta entre Yetis e Eagles será no Campo do Botafoguinho (foto: Jayson Braga)
O Nova Friburgo Yetis, com a ajuda da Stam - seu patrocinador -, fará algumas reformas pontuais no local da partida, como a implantação de grama em alguns pontos do campo, pequenas reformas dos vestiários e a instalação de duas arquibancadas provisórias, ajudando a comportar o público esperado. 

Para o head Coach Bernardo Scofano, a evolução em campo tem que ser seguida de uma melhora na organização fora dele, ou seja, o Yetis espera proporcionar pro público um bom espetáculo:

"É um evento único não só pra cidade, mas como pro Futebol Americano no interior. Essa evolução dentro de campo, pro fullpads, tem que ser acompanhada de uma evolução também fora dele. Nossa ideia é realmente fazer com que a estrutura oferecida não fique em nada atrás do que vemos em jogos do Torneio Touchdown e que o público presente saia satisfeito, e se Deus quiser, com um título do Yetis." - avaliou, o treinador.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

LiFFA já conhece os finalistas da temporada 2015

Após seis rodadas da temporada regular e duas de Playoffs, a Liga Fluminense de Futebol Americano conheceu no último domingo (15) os times que farão a Final no dia 6 de dezembro. Com vitórias apertadas, no Rio de Janeiro, o Macaé Oilers (4º) venceu o RJ Islanders (1º) por 25 a 24 e no outro lado da ponte Rio-Niterói, os Federals (2º) sucumbiram para o Volta Redonda Falcons (3º) por 26 a 20. 
Oilers e Falcons farão a final em Volta Redonda, dia 6 de dezembro (foto: Reprodução/LiFFA)
Algumas curiosidades cercam essa final, como: o Macaé Oilers se tornando o primeiro time da história da LiFFA a chegar em duas finais; pela quarta temporada teremos um campeão inédito; pela primeira vez teremos uma decisão de campeonato na região Sul do estado; pela primeira vez teremos uma final em que o primeiro colocado da temporada regular não estará presente.

Toda a cobertura da Final da Liga Fluminense de Futebol Americano você só encontra no Opinião F.A.

De virada: Macaé Oilers bate o Rio de Janeiro Islanders e está na Final da LiFFA 2015

No duelo que decidiria um dos finalistas da LiFFA 2015, o Clube dos Taifeiros da Aeronáutica, na Ilha do Governador, recebeu um jogão na tarde deste domingo (15). Frente a frente estavam Macaé Oilers (4) e RJ Islanders (1º). Sempre promovendo partidas equilibradas, dessa vez os macaenses levaram a melhor por 25 a 24, com muita emoção.

Com a derrota, o RJ Islanders descobriu o que é perder na LiFFA. O time vinha de uma sequência de 12 jogos sem ser derrotado (13 contando pré-temporada). Ou seja, o clube está na Liga desde junho de 2014 e só foi conhecer seu primeiro revés em novembro de 2015. Fantástico.

Essa foi a primeira vez em três jogos que o Oilers venceu o Islanders. Perdendo anteriormente por 13 a 12 e 28 a 23.

Mas quer saber como foi o jogo? Então eu te conto:

O Islanders começou avassalador, abrindo o placar no primeiro período com uma corrida do RB Valle - com XP. Em outra campanha no mesmo quarto, o QB Vavo Calvet conectou um passe para o TE Paulo Abrantes marcar - com XP. Ainda nos primeiros 12 minutos, o FB Patrick Ribeiro adentrou à end zone para o Macaé Oilers - sem XP.

No segundo quarto, o QB Gabriel Lazaro se esticou para marcar seu primeiro TD no jogo - sem XP. Com o placar em 14 a 12 para os Insulanos, o TE Paulo Abrantes recebeu outro passe para TD - com XP - e aumentou  a vantagem para 21. No fim da primeira metade, Lázaro encontrou o WR Igor Oliveira para diminuir o prejuízo - sem XP.

Ai o último quarto pegou fogo. Sem pontuações no terceiro, os últimos 12 minutos foram eletrizantes, pois Vavo Calvet acertou um field goal e colocou o marcador em 24 a 18 no inicio do período, só que o até então apagado Bruno Oliveira apareceu mergulhando para fazer seu touchdown que empatou o jogo - triscando o poste Daniel Antunes acertou seu primeiro XP no jogo; Vavo ainda teve a oportunidade de voltar à frente no placar, só que foi interceptado pelo CB 'Bugão'.

Agora, o Macaé Oilers cruza o estado no dia 6 de dezembro para fazer a Final contra o Volta Redonda Falcons, que virou o placar contra o UFF-Niterói Federals para 26 a 20, levando o jogo mais importante do ano para o Sul Fluminense.

Análise:

RJ Islanders (0-1 nos Playoffs):

Vavo é um dos Top QBs na Liga, mas não teve sua melhor tarde. Na verdade, sempre procurava Paulo Abrantes, afinal, há um entrosamento de anos ali. Ele foi um grande gerenciador de cronômetro, mas na campanha derradeira, que o Islanders está acostumado a ganhar, ele errou. Passe atrás do recebedor e na frente do cornerback. 

Pelo chão, Léo Farah teve seus bons momentos, só que André Valle foi o cara. A cada toque era quase um first down, mas foi sendo menos usado durante o jogo; Farah é dez! Ele consegue ler muito bem os espaços e tem paciência de ir atrás dos bloqueadores.

Pelo ar, Lerrique fez algumas recepções, assim como Cláudio, mas não dá pra fugir do dia de Paulo Abrantes com dois touchdowns e bons bloqueios. O pessoal fica nervoso com seu trash talking. Ah, e o LT Dayan atuando como TE? Amigos, ele pegou bola e quase fez TD brigando por bola na end zone. Gordinho ousado. 

A linha foi bem. Não houve sacks, mas tiveram momentos de pressão, principalmente, quando tinham blitz pelo meio. Destaco o bom trabalho do LG Hugo Constantino. Ele abria gaps que pareciam Sapucaís. Foi bem demais.

Só quero destacar uma pessoa na defesa dos Islanders: Golias. Mais magro do que em 2014, onde atuava como DT, agora, ele joga de MLB. E joga bem. Provavelmente, ele deu uns dez, 11, 12 tackles. Parou os gigantes Patrick e Diogo Coelho com facilidade, pareciam até jogadores leves em contato com um armário. 

Macaé Oilers (2-0 nos Playoffs): 

Recuperado e protegido de uma possível contusão na cabeça - lê-se cerébro -, o camisa 10 foi bem. Ele correu, lançou, criou e isso foi um diferencial que não teriam como Vovô de quarterback. Os rollouts são marca registrada. 

Sem Bo Jafras 'Bahia' embarcado, quem correu foi Diogo Coelho e Patrick Ribeiro. Olha, pra poucas jardas até dava, mas pra grande avanços foi difícil, mesmo algumas jogadas entrando. Golias neutralizou os FBs. 

Pelo ar, gostei do dia de Igor Oliveira, tanto como recebedor, como retornador. Ele deixou seu touchdown e fez outras boas recepções; Bruno Oliveira fez o touchdown pra ganhar o jogo, mas não produziu muito em outros lances. Gostei muito do WR Cordeiro. O camisa 7 fez boas recepções e é uma boa peça de escape para colaborar com 'Os Oliveiras'.

A linha ofensiva foi bem. O center Maury está ótimo, assim como o G Artini. Erick Souto tá muito bem como tackle. Vamos ver se ele joga a final (entenda nas Curtinhas).

Na DL, o melhor foi Dalmo Mendonça. O defensive end foi bem demais, desde desvios a passe, até a pressão; Ivo Henrique e Maycon Campanati merecem destaque também.

Na defesa, em geral, destaco o CB 'Bugão'. Ele é underrated. Providencial, o cornerback fez a interceptação que garantiu o Oilers na final e isso só foi a coroação de um trabalho que o camisa 16 tem feito com qualidade.

Curtinhas:

Melhoraram:

Em comparação com a Final de 2014, Vavo Calvet e Thiago Vovõ - dois entendedores de regras - reclamaram muito menos, ajudaram a construir o jogo e isso foi bom pra todo mundo.

Mas ficou feio:

No fim do jogo, dentro dos dois minutos finais, o RJ Islanders correu com o RB Valle e não pediu tempo. Correram mais de 40 segundos do relógio, ai perto do fim Vavo reclamou que o relógio correu demais. Mantive a explicação acima e ele virou as costas dizendo: "Cohen, você conseguiu o que queria."

É, realmente, vou sair da minha casa só pra eliminar o Islanders. É bem do meu feitio. Ainda bem que o resto do elenco não achou que houve interferência das zebras. Até nos parabenizaram.

Ah, as zebras:

Hoje foi a primeira vez que arbitramos com a camisa zebrada e ficou muito bonita. Deu outra cara pro jogo. Acredito que quem viu de fora achou mais organizado.

Pro chuveiro:

O duelo teve dois ejetados: OT Erick Souto (Oilers) e Gabriel Bueno (Islanders). Em retorno de punt, após o fim da jogada eles tiveram um entreveiro. Foi quente, mas por uns cinco segundos, nada demais.

Só precisamos ver se Erick poderá jogar a final.

Emocionada:

Se alguém leva o amor ao Oilers firme e forte, Tia Rita dá um show. Mas até passou mal com as emoções do jogo. Calma, Tia Rita. 


domingo, 15 de novembro de 2015

Lança Sports acerta acordo com a LiFFA

Após passar um período em busca de um apoiador com nome no futebol americano, a Liga Fluminense de Futebol Americano oficializou na última terça-feira (10) a sua parceria com a Lança Sports. O acordo vai até o fim de 2015 como teste, podendo e tendo a intenção de prorrogar pela próxima edição do Estadual. 

Durante toda a temporada, as equipes arbitraram com uniformes alternativos, desde camisa de jogo até padronizadas com a cor de seu time de origem, mas a vestimenta sem padrão acabou. A partir da semifinal da LiFFA, em 15 de novembro, as 'zebras' terão camisas que dão origem ao nome: listradas em preto e branco.
Primeira vez em quatro temporadas que a LiFFA tem o uniforme zebrado (foto: Reprodução/LiFFA)
Para o presidente da Liga, Davi Souza, a parceria é importante pois agrega uma grande marca ao campeonato e, além das camisas de arbitragens, proporciona descontos e facilidade à um material de qualidade aos filiados ao torneio:

"A importância é extra campo. Uma empresa de renome, que já forneceu material pra Seleção Brasileira (de futebol americano) e cria um link de seu nome com a Liga é um ponto alto, sem dúvidas. Além da possibilidade dos times do Rio de Janeiro contarem com um material de qualidade e, principalmente, com um preço acessível. Algo bom pra todas as partes." - avaliou, Davi.

Uniforme que os árbitros usarão até o fim de 2015 (foto: Reprodução/LiFFA)
Aos que não conhecem a marca, a Seleção Brasileira de Futebol Americano já foi vestida por ela em 2015, na classificação para o Mundial da IFAF, em Janeiro, no Panamá. Além disso, o Botafogo Reptiles também estampa seu escudo com a Lança. A Seleção Carioca também teve sua camisa azul feita pela empresa, no amistoso contra o Brasil Onças, em 2014.

sábado, 14 de novembro de 2015

LiFFA define equipes de arbitragem para as partidas semifinais de domingo

Faltando três jogos para conhecermos o campeão da Liga Fluminense de Futebol Americano de 2015, chegamos às semifinais desta edição. Elas serão realizadas no dia 15 de novembro, às 14h, sendo uma perna na capital do estado e a outra em Niterói. Confira quem conduz cada jogo que vai definir os finalistas:


Na Ilha do Governador, bairro do Rio de Janeiro, o atual campeão, RJ Islanders (1º), enfrenta o atual vice-campeão (4º), Macaé Oilers, no Clube dos Taifeiros da Aeronáutica. A arbitragem será do Petrópolis Wolves, já com a composição que apita o Serra Bowl, no fim de novembro, em Nova Friburgo, entre Yetis e Get Eagles.

Referee: Guilherme Cohen

Já em Niterói, no Campus da UFF do Gragoatá, os Federals (2º) recebem o Volta Redonda Falcons (3º), definindo o outro finalista. Dos oito componentes de arbitragem, cinco serão do Andorinhas F.A e três do Itaipuaçu Krakens.

Referee: Ricardo Júnior

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Teresópolis Rockers esboça um retorno ao futebol americano do Interior do Rio de Janeiro

Campeão da primeira Liga Fluminense de Futebol Americano, em 2012, além de ser um dos clubes fundadores da LiFFA, o Teresópolis Rockers teve uma queda de rendimento em 2013, foi mal em 2014, até não ter atividades em 2015. Só que eles deixaram saudades no torneio. E na última quinta-feira (12), alguns jogadores com história no time como o DT Vinicius Farnum e o CB Bernardo Bonifácio postaram uma foto em que dava a entender que o projeto ainda está vivo e voltando para 2016.

Imagem postada pelos atletas que deram a entender o retorno do time
Imediatamente após a foto ser publicada, conversei com Farnum sobre o possível retorno do Teresópolis Rockers e ele falou que ainda não há uma definição sobre o futuro do teresopolitanos, só que os amigos que fundaram o clube tem vontade de treinar juntos novamente:

"Queremos juntar a galera antiga, recrutar uma 'molecada' nova. Queremos mesmo é treinar, o resto é consequência." - avaliou, o defensor.

Fábrica de talentos:

Os Rockers passaram por um tempo ruim, só que revelaram ótimos jogadores no passar dos anos. Os mais bem-sucedidos na bola oval foram o DT Eduardo Bola, destaque e titular do Flamengo F.A, além do DT Vinicius Farnum e do LB Michel 'Highlander', também no rubro-negro. No Botafogo, o TE Caio Ivo está com o time; na LiFFA, o QB Edgard Monteiro foi o primeiro MVP (Melhor Jogador do Campeonato) da história do Interior. Em novembro de 2014, ele acertou sua transferência para o Andorinhas F.A, levando os defensive tackles acima consigo. 
Higlander, Bola, Gigantes e Farnum após o jogo entre Flamengo e Botafogo pelo TTD.
Para quem não é habituado ao passado da LiFFA, Teresópolis já teve um baita time. Consigo destacar, puxando pela memória, o DE Bruno Selem, que era um baita defensor. Era alto, forte e cruel demais. Dava medo. Outro defensor que gostava era o LB Djair Marcelino - magro, mas violento dentro da regra. O CB Bernardo Bonifácio foi um bom cornerback, também foi para o Andorinhas F.A, e fez grande dupla na secundária com o S Guilherme 'Pica-Pau'. No ataque, me recordo do WR 'Bin', que era uma espécie de DeSean Jackson de Terê. E como não lembrar do grande (grande mesmo) TE Carlos Eduardo, o 'Biscoito'. Ele tem dois metros de altura, era um clássico atleta da rota L, preferencialmente, as para fora do gramado.
Edgard atuando pelos Rockers vs Krakens, em 2014
Saudades, Rockers. Vai ser lindo ver vocês de novo! 

Rio de Janeiro Islanders recebe o Macaé Oilers em reedição da final de 2014

Em 2014, final. Em 2015, semifinal. A história de Rio de Janeiro Islanders (1º) e Macaé Oilers (4º) juntos sempre foi de equilíbrio e promessa de um bom duelo. O terceiro capítulo dessa história será no Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, às 14h, no domingo (15). Se os Cariocas vencerem, eles fazem a final em casa; com Macaé triunfando, a finalíssima será na casa do vencedor da outra semifinal entre Federals e Falcons. Acho que não preciso dizer que quem perder está eliminado.

Tentativa de field goal antes do intervalo da Final em 2014 (foto: FB/Islanders)
O caminho pros Oilers até a semifinal passou pelo Andorinhas F.A, onde venceram os Black Birds por 22 a 7, em Macaé. Já os Insulanos folgaram, já que possuem a melhor campanha da LiFFA 2015. Esses times se encontram novamente pelo fato dos macaenses terem sido os piores classificados para a semifinal.

Assim como UFF-Niterói Federals e Volta Redonda Falcons do outro lado da semifinal, Oilers e Islanders já se encontraram em 2015, mas, dessa vez, foi na casa dos vice-campeões - na ocasião, em Conceição de Macabú. A partida foi válida pela quarta rodada e o time da Ilha venceu por 28 a 23, sendo até votado como uma das melhores partidas de 2015.

Analisar esses dois times é muito difícil, ainda mais que quando vi Macaé jogar era Vovô o quarterback, agora, é, novamente, Gabriel Lázaro. Também não sei ler com precisão o RJ Islanders, pois é, pra mim, o time mais equilibrado e consciente da LiFFA. 

Falando sobre Macaé, reforço as corridas do RB Bo 'Bahia' pelo lado de fora da linha e investidas com Patrick Ribeiro e Diogo Coelho, ambos fullbacks, pela meiuca. Agora, com Lázaro, Bruno Oliveira vai voltar a produzir e Igor Rodrigues pode despontar ainda mais. Destaco o trabalho dos OTs Ivo Henriques e Erick Souto - estão voando. 

Eu odiei jogar contra o Vavo. Não por ele reclamar, dane-se isso, mas por ele e seu ataque conseguirem fazer um jogo tão inelegível que você fica confuso e você já não consegue entender mais nada. Aquela história de que ele lota o backfield pra protegê-lo é verdade, mas só se você conseguir pressionar. Senão, ele já abre mais um receiver, ou um RB que bloqueia e sai pra receber o passe.

Não dá pra falar muito de times que vi pouco e se renovam em campo sempre.

Curtinhas:

A Dinastia:

Todo bom admirador de futebol americano conhece a dinastia que Tom Brady Vavo Calvet vem fazendo na LiFFA com o RJ Islanders. Em duas temporadas no Estadual, o time tem 12 vitórias e nenhuma derrota! Difícil batê-los!

Equilíbrio na história:

Vamos ao terceiro duelo entre os times na história, mas nas duas vezes anteriores o jogo foi definido por menos de uma posse de bola: Final (13 x 12) e Temporada Regular (28 x 23).



quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Conheça os três jogadores de Defesa mais votados na LiFFA 2015

O Opinião F.A já mostrou os três mais votados aos prêmios de MVP e Jogador Ofensivo de 2015, agora, chegou a vez dos defensores fazerem seu nome. Então conheça os mais votados entre os candidatos ao título de Melhor Jogador Defensivo desta temporada. Ao todo dez atletas receberam pelo menos um voto. Lembrando: o resultado será divulgado no Blog, no dia 3 de dezembro.

Em ordem alfabética, confira os defensores:

DE - Eduardo 'Bola' - Andorinhas F.A
Bola também é um dos destaques do Flamengo F.A (foto: Catarina Niero)

DE - Heverton 'Shakilla' - Blaze F.A
Assim como o Blaze, 'Shakilla' também foi uma boa surpresa na competição (foto: Jéssica Batista)
 LB - Vitor Leal - Volta Redonda Falcons
Vitor também concorre ao prêmio de MVP (foto: FB/ Falcons)