Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Madureira Mamutes pensa no futebol americano de grama para temporada de 2017

Mamutes na decisão do Carioca Bowl 2016 (foto: Jayson Braga)
Botafogo Reptiles, Rio de Janeiro Islanders e, agora, Madureira Mamutes. A partir de 2017 teremos três times criados nas praias cariocas disputando torneios de grama. A equipe que vem de trás do Mercadão anunciou no último sábado (17), a parceira com o Várzea Country Club, em Água Santa, Zona Norte do Rio de Janeiro e já mira no próximo ano na categoria Full-Pads.

Hoje, os Mamutes são a equipe brasileira mais antiga em atividade, sendo fundado em 1994, mas passando por Botafogo e, desde 2014, com o nome Madureira. Vir para a grama é o caminho natural da evolução, mas isso não quer dizer que vão abandonar as praias que fizeram seu nome. A intenção do Tricolor Suburbano é dar rodagem aos melhores atletas que são revelados nas suas escolinhas e o tradicional Carioca Bowl será importante nesse desenvolvimento. Por falar nisso, hoje são duas escolinhas: uma no Aterro do Flamengo, às sextas-feiras, a partir das 18h. A outra é na praia de Icaraí, em Niterói, às quartas-feiras a partir das 19h e aos sábados a partir das 10h. A terceira unidade está por vir com o ingresso ao novo campo da equipe.

Na grama, os Mamutes pretendem disputar algum campeonato equipados na próxima temporada, seja a Liga Fluminense de Futebol Americano ou o a Liga Nacional, a divisão de acesso à elite do esporte no país. Hoje, os atuais vice-campeões do Carioca Bowl já contam com um elenco Full-Pads em 40%, podendo resolver essa questão até o fim do ano, de acordo com Bruno Millano, presidente do Madureira Mamutes.

E o trabalho do time tem o patrocínio da Patifaria Food truck, além do apoio da Juliana Piva Quiropraxia - inserida pelos Mamutes no meio do futebol americano -, Lance Psicologia. a dentista Nathália Couto, que cuida da parte odontológica, além da Traktor, que é a fornecedora oficial do Tricolor. Há a a possibilidade de mais dois apoiadores serem integrados ao clube nas próximas semanas. 

sábado, 23 de julho de 2016

Pela recuperação, Botafogo Reptiles recebe o Magé Barões, em Duque de Caxias

M aria Bruno vai dar o pontapé inicial (foto: COB)
Pelo inicio da segunda rodada Liga Fluminense de Futebol Americano, o Botafogo Reptiles recebe, no domingo (24), o Magé Barões, na Vila Olímpica de Duque de Caxias, às 14h. Já em clima olímpico, os Reptiles contam com uma atleta que estará nos Jogos Rio 2016 para dar o pontapé inicial do duelo dominical, Maria Bruno, do nado sincronizado. 

Mas voltando à bola oval, ambas as equipes perderam na estreia. O Botafogo Reptiles foi à Macaé, onde sofreram um revés para os Oilers por 7 a 6; os Barões receberam o Rio de Janeiro Islanders que os derrotaram por 17 a 12. Ainda não é para se desesperar, mas uma derrota em Duque de Caxias pode começar a acender o alerta para os Playoffs, já que o derrotado precisaria vencer os últimos quatro duelos. 

O Botafogo Reptiles mostrou na estreia uma mescla interessante e, certamente, levará o elenco até o final, conseguindo desenvolver bons atletas sob a tutela da comissão técnica. Já o Magé Barões, além de alguns bons novos jogadores, agora apostam em nomes famosos do interior e um consagrado do cenário nacional: o WR/FS Tiago Barbosa, o RB Anderson Lynch e a revelação de 2015, o RB Michel Sodré. O QB Roni Rodrigues, também Vasco Patriotas, é a experiência atrás do center e promessa de desenvolvimento do QB Bernardo Teixeira.

Em Duque de Caxias, os Reptiles recebem os Barões (foto: Jayson Braga) 

RJ Islanders recebe Macaé Oilers em jogo pela busca da liderança

Quando se procura a imagem de equilíbrio, aparece uma foto do duelo de Rio de Janeiro Islanders e Macaé Oilers. Os dois últimos campeões da Liga Fluminense de Futebol Americano se enfrentam em um novo palco do torneio, a cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde do estado. O confronto acontece no domingo (24), às 14h, pela segunda rodada da competição Full-Pads.

As equipes já protagonizaram três duelos na LiFFA No Pads
Na primeira leva de duelos, a Onda Laranja invadiu Magé e derrotou os Barões no primeiro jogo de sua história por 17 a 12; os Oilers derrotaram o Botafogo Reptiles por 7 a 6, na abertura do campeonato, no Moacryzão.

Na história, as equipes já se enfrentaram três vezes, sendo duas com triunfo carioca e uma com vitória macaense. Em 2014, os Islanders venceram a final e sagraram-se os primeiros campeões invictos; em 2015, pela temporada regular da LiFFA No Pads, os Insulanos derrotaram os Oilers em jogo definido no apagar das luzes. Os Petroleiros tiveram sua única vitória na semifinal da última edição, onde tiraram a invencibilidade dos cariocas e vieram a ser campeões posteriormente. Vale lembrar que essa série de jogos nunca foi definida por mais de uma posse de bola. E quem vencer o duelo se junta ao Teresópolis Rockers que, com duas vitórias e nenhuma derrota, está na liderança do campeonato; quem perder vai pro meio da tabela e ficará com o mesmo recorde do vencedor de Botafogo Reptiles e Magé Barões.

Essa será a primeira vez que um time deixa sua casa para mandar jogos em outra região. Os Islanders nunca foram anfitriões fora da Ilha do Governador, na grama, mas agora mandam suas partidas em Angra dos Reis, para que a estrutura do evento seja melhor. Traduzindo, quem ganha isso é o futebol americano e a cidade, já que possui, agora, mais um atrativo para os domingos a tarde.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Teresópolis Rockers vence clássico da Serra e assume a liderança isolada

Clássico é clássico e vice-versa! Seguindo a clássica frase, o Teresópolis Rockers venceu no domingo (17), de virada, o Nova Friburgo Yetis, em casa, por 13 a 6 e, agora, é o líder da Liga Fluminense de Futebol Americano. Essa é a primeira vez desde 2012 - ano do título - que os Rockers conseguem duas vitórias seguidas.

Interceptação retornada para touchdown dos Rockers (foto: LiFFA)
Em jogo recheado de interceptações, o placar foi inaugurado no primeiro quarto, quando os Homens de Gelo, após o DB Lucas Jandre interceptar o veterano Fábio Lau e levar a bola até a end zone, marcaram o primeiro touchdown do jogo - sem extra point. No segundo período, os Rockers passaram a frente em interceptação retornada para touchdown do CB Marcos Vinicius - extra point foi bom. Fechando o marcador, no terceiro período, o RB Lindoso foi até a end zone e colocou mais seis pontos no placar. O quarto período ainda houve uma última campanha dos Yetis, que foram interceptados na end zone, finalizando o duelo.

A próxima rodada acontece dia 7 de agosto para ambos: os Rockers recebem o Magé Barões, em casa; os Yetis abrem as portas para receber o Volta Redonda Falcons. 

Análise:

Teresópolis Rockers (2-0):

A equipe revezou os QBs Fábio Lau e Matheus do Valle. Lau é um dos melhores lançadores do campeonato ao lado de Roni Rodrigues, dos Barões. Muito rápido para sua idade, ele, além de bons passes, ele conquistou jardas importantes com as pernas para manter o ataque em campo; Matheus é bom, mas teve uma tarde atrapalhada com seu center, onde proporcionaram três fumbles, todos recuperados pelo próprio ataque.

Pelo chão, Lindoso dominou as ações. Com sua baixa estatura, ele penetrava nos gaps e brigava no ganho de jardas extras. Deixou seu touchdown e mostrou muita agilidade nos cortes. Bom nome para observar.

Pelo ar, Gabriel Bueno, diga-se de passagem o melhor recebedor do time, não teve grande atuação recebendo, mas fez bom jogo nos retornos de chute. Se não fossem algumas faltas fora do lance, os Rockers começariam mais vezes no campo de ataque; gosto também do slot receiver, Wellington. Muito rápido, poucos drops e um absurdo no screen pass.

A linha ofensiva fez um ótimo trabalho. Lau sofreu pressão e foi sacado, mas apenas uma vez. Em momentos decisivos, a OL protegeu muito bem, dando mais de sete segundos para Lau fazer os checks de recebedores. 

Na linha defensiva, Bola e Farnum são eternos Rockers que estão jogando muito, mas não dá para não citar a discrepância que é o DE Edilson 'Jow' jogando. Intensidade e impossível pará-lo. Mostra como um jogador de Seleção faz.

No corpo de LBs gostei de ver o bom LB Hylander como OLB e como Lyneker, também do Blaze F.A, é um atleta promissor - mesmo ainda cometendo algumas faltas bobas. 

A secundária brincou de interceptar bola. Gostei da atuação do CB Marcos Vinicius, também do Blaze. Foram três para a conta, fora um baile na cobertura. Vale lembrar que o WR Lucas Storck foi anulado, isso deu uma queda no jogo dos Yetis.

Nova Friburgo Yetis (0-1):

Henri Araújo a cada semana é melhor. Cada vez mais líder e mais seguro dos passes. Em alguns momentos, errou na precisão, mas faz bem as leituras, sabe a hora de sair do pocket e está afinado com o OC Matheus Mendonça, o Kaká. Foram quatro interceptações que distoam do que ele é, pois as roubadas de bola foram de total mérito da secundária, creio.

O jogo terrestre foi pouco utilizado, mas o RB Ricardo Salim jogou bem quando solicitado; Nathan foi utilizado apenas nas primeiras campanhas, mas nem me recordo dele encostando na bola nesse duelo.

O corpo de WRs que tem como estrela Lucas Storck, mas ele foi anulado pela secundária; Hiago apareceu muito bem nas recepções laterais, mantendo, em várias oportunidades, o ataque vivo.

A linha ofensiva foi muito bem. Henri foi sacado apenas uma vez. O pocket ficou formado bonitinho. Gostei muito da atuação do agora RT Pablo Buty. Muito seguro e conseguiu anular as ações à esquerda do ataque.

Na linha de defesa, o DL Daniel Moura foi muito bem e me parece capitanear seus companheiros do setor. Turugo vinha muito bem até sua contusão no joelho faltando cinco minutos para o fim do jogo.

O corpo de linebackers agora possui um monstro ressurgido: Bruno Rocha. Grande atuação do camisa 66. Tackles, big hits, fechada de gaps. Que dia para o repatriado linebacker. 

A secundária foi bem, catou três interceptações - duas de Bernardo Sena e uma de Jandre. Souberam se postar, desviaram passes e anularam o time teresopolitano em muitas jogadas.

Ambas as equipes cometeram muitas faltas, por isso as posses de bola foram, geralmente, longas.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Nova Friburgo Yetis estreia na LiFFA em clássico contra o Teresópolis Rockers

Quando o futebol americano começou no interior do Rio de Janeiro, tudo era diferente. Mas quem já estava em plena atividade eram Teresópolis Rockers (1-0) e Nova Friburgo Yetis (0-0). O tempo passou, muita coisa mudou - e equipou -, mas, nesse domingo (17), as equipes voltam a se encontrar após três anos, agora, em Teresópolis, às 14h, no Campo do Várzea FC. O duelo marca a abertura da segunda rodada e a estreia dos friburguenses na competição, já que folgaram na primeira semana.

Esse será o primeiro duelo entre os times desde 2013 (foto: Divulgação/LiFFA)
Como disse, está tudo diferente desde o último encontro em 2013, onde os Yetis venceram os Rockers por 27 a 20, em casa. Na ocasião, os Rockers perdiam por larga vantagem, mas em um show do QB Edgard Monteiro, os teresopolitanos encostaram no placar, mas os Homens de Gelo tornaram a marcar dando números finais ao duelo.

Dessa vez, o jogo é em Teresópolis, além disso, os elencos possuem muitas mudanças desde então, só que alguns ficaram: nos Rockers há atletas lendários como o TE Carlos "Biscoito", o LB Guilherme Pica-Pau, o CB Bernardo Bonifácio, entre outros; os Yetis contam com uma imensa lista de remanescentes como o, hoje, TE Hiago Silva, o DL Daniel Moura, o DL Julins, o SS Japão, entre vários outros. O cenário é todo novo, já que a base dos Rockers, hoje, é o Flamengo Futebol Americano e os Yetis constituíram o elenco com friburguenses, além de outros que vieram da Região dos Lagos.

Quem for ao estádio do Várzea vai poder conferir equilíbrio. Ambos são equipes bem treinadas com um plano de jogo bem definido e jogadores que fazem a diferença. Como quarterbacks, o Teresópolis Rockers está bem servido com o jovem Matheus do Valle e o veterano Fábio Lau; os Yetis vem com o segundo anista na posição de lançador, Henri Araújo. Por não haver material de estudo suficiente sobre ambas as equipes, certamente, o inicio será bem estudado e cauteloso.


domingo, 3 de julho de 2016

Teresópolis Rockers e RJ Islanders vencem no encerramento da primeira rodada

Rapidinho rapidinho a primeira rodada já foi e agora só faltam seis! E nesse domingo (3), o Teresópolis Rockers venceu seu primeiro jogo desde 2013, derrotando o VR Falcons, fora de casa, por 21 a 14, de virada; o RJ Islanders foi até Magé onde triunfou sobre os Barões por 17 a 12. Junto do Macaé Oilers, os vencedores desta rodada estão empatados na primeira posição.

Primeira vitória dos Rockers desde 2013 (foto: Facebook)
Falando um pouquinho sobre cada jogo, vamos abrir falando dos atuais vice-campeões, o Volta Redonda Falcons. Diante de sua torcida, a equipe recebeu o novo velho Teresópolis Rockers. O time da Cidade do Aço chegou a abrir 14 a 0 no placar, mas os teresopolitanos deram a volta por cima e emplacaram 21 pontos seguidos. Os próximos compromissos desses times são contra o Nova Friburgo Yetis: dia 17 de julho, os Rockers recebem seus rivais; de folga, os Falcons só voltam a campo dia 7 de agosto, quando pegam estrada até Nova Friburgo.

Já em Magé, o jogo foi tão duro quanto. Os Insulanos abriram o placar com um safety, após snap errado em tentativa de punt. Em retorno de kickoff, o KR Bruno elevou a vantagem para 8 a 0 - sem ponto extra; os Barões tiveram sua primeira pontuação oficial saindo das pernas agéis do WR Gabriel Jiraya - sem extra point. O QB Vavo atacou de kicker e colocou mais três pontos no placar e deixou o marcador em 11 a 6 para os cariocas. O RB Anderson Lynch voltou a marcar e estampou mais 6 pontos. Pra virar o jogo e dar números finais ao duelo, o RB André Valle foi livre, leve e solto até a endzone - sem ponto extra - e selou: 17 para o RJ Islanders, 12 para o Magé Barões.

Os times voltam a campo dia 24 de julho: o Magé Barões vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo Reptiles - jogo de recuperação para ambos; o RJ Islanders recebe o Macaé Oilers, na Ilha do Governador. Ambos os duelos estão programados para as 14h.

Classificação:

1. Teresópolis Rockers (1-0)
1. Rio de Janeiro Islanders (1-0)
1. Macaé Oilers (1-0)
4. Nova Friburgo Yetis (0-0)
7. Botafogo Reptiles (0-1)
7. Magé Barões (0-1)
7. Volta Redonda Falcons (0-1)

sábado, 2 de julho de 2016

Dois jogos fecham primeira rodada da LiFFA

Tá acontecendo! A célebre frase que hoje rodeia a internet diz tudo sobre o que queremos transmitir sobre a LiFFA Full-Pads. E para fechar a primeira rodada do Estadual tem rodada dupla, nesse domingo (3), às 14h: em Volta Redonda, os Falcons recebem o Teresópolis Rockers, na Escola Técnica Pandiá Calógeras; em Magé, os Barões fazem sua estreia oficial recebendo o vitorioso Rio de Janeiro Islanders, no Sport Clube Palmeiras.

Duelos encerram a primeira rodada (foto: LiFFA)
Sobre Volta Redonda Falcons x Teresópolis Rockers

Assim como todos os jogos desse torneio, a promessa é de equilíbrio. Vejo um Volta Redonda muito motivado com a vitória no Raulino, mas, como disse anteriormente, não acho que vão conseguir dar a volta por cima em 15 pontos em todas as partidas. O QB Lucas Fonseca mostrou sim que tem capacidade técnica e de liderança para levar os Falcons a outro patamar. Sem o RB Guilherme Sargento, as investidas terrestres ficam pelo RB Giovani. 

O Teresópolis Rockers volta a disputar uma partida da LiFFA. Seu último compromisso com a organização foi contra esse mesmo Volta Redonda, em 2014, também na Cidade do Aço. Agora recheado de atletas rubro-negros, os primeiros campeões voltam a ter o favoritismo do título. Além da tradição de ter o primeiro vencedor do torneio, a Liga volta a ver os Rockers atuando de vermelho e preto - cores usadas de 2010 até parte de 2012.

Palpite: Volta Redonda Falcons 16 x 21 Teresópolis Rockers

Sobre Magé Barões x Rio de Janeiro Islanders

Esse é um jogo ótimo para quem não sabe o que esperar dos dois times.

O Magé Barões agora é liderado em campo pelo QB Roni Rodrigues - também Vasco Patriotas. O ataque terrestre tem dois monstros: Anderson Lynch e Michel Sodré - ambos foram destaques na LiFFA 2015. Extremamente fortalecido e com novos atletas, essa é a melhor geração da baixada. Se tudo que o HC Piter Damacino pensa for colocado em prática, há uma grande probabilidade dos Barões chegarem à uma final.

Quem me parece enfraquecido é o Rio de Janeiro Islanders. O time ganhou muitos jogos na experiência que adquiriram na areia, mas agora o passo é grande. A perda de atletas como Paulo Abrantes e Rodrigo Nunes para o Botafogo pode ser um baque no ataque. Mas com uma manutenção na linha ofensiva e um RB Léo Farah inspirado, pode dar certo.

Palpite: Magé Barões 31 x 13 Rio de Janeiro Islanders

No domingo (26), válida pela primeira semana, abrindo os trabalhos da competição, o Macaé Oilers derrotou o Botafogo Reptiles por 7 a 6, no Moacyrzão. Os macaenses vão completar nove meses sem perder um jogo oficial.