Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Botafogo Reptiles: Celso Fiorani volta a campo após um ano fora dos gramados

Celso está sem atuar há mais de um ano (foto: Arthur Magno)
Perder o resto de uma temporada é uma das piores sensações que um atleta de alto rendimento pode ter. Em contrapartida, voltar aos gramados, vestir o shoulder pads e colocar o capacete é sinal de uma nova fase. Esse é o sentimento que o safety Celso Fiorani está vivendo. O defensor do Botafogo Reptiles rompeu o ligamento cruzado anterior da perna direita, além de uma ruptura parcial do menisco do mesmo joelho na segunda rodada do Torneio Touchdown 2015. Agora, pouco mais de um ano depois, o jogador já tem data marcada para seu retorno: dia 30 de outubro, pela última rodada da Liga Fluminense de Futebol Americano, contra o Nova Friburgo Yetis, no Rio de Janeiro.

O camisa 2 do Botafogo sofreu a contusão em agosto de 2015 e até o final do mesmo ano tentou se recuperar sem a necessidade de cirurgia. Houve avanços com a fisioterapia, mas não foi suficiente para colocá-lo em situação de jogo. No inicio de 2016, Celso decidiu operar e em maio foi à mesa de cirurgia. Sete dias após a operação o defensor de 25 anos começou um trabalho de recuperação com o preparador físico e ex-head coach, Matheus Wilbert.

Matheus e Celso durante a recuperação do atleta
A recuperação em quatro meses após a cirurgia se deu através de um trabalho de reabilitação acelerada desenvolvido por Matheus. Ex-head coach, formado em Educação Física e mestrando Ciências da Atividade Física, além de ser registrado na USA Football, Coach Wilbert destacou que o médico só recomendou o retorno de Celso à musculação leve após a terceira semana pós-cirúrgica, mas o ingresso a esse trabalho intensivo após sete dias vai ajudá-lo a não ter sofrer novas lesões a longo prazo:

"Esse trabalho facilita a total recuperação, evita perdas funcionais importantes para o alto desempenho, bem como diminui os riscos de artrose e de novas lesões a longo prazo." - afirmou o treinador que aconselhou o safety a atuar apenas em três quartos contra o Nova Friburgo Yetis.

Após Celso ficar fora de combate por mais de um ano, agora ele se vê preparado e pronto para fazer o que mais gosta:

Celso cumprimentando o HC Duda Duarte (foto: Carlos Mendes)
"Voltar a jogar é como voltar a fazer uma coisa que eu nunca deveria ter parado. Eu me preparei muito e com o melhor. Definitivamente estou pronto para o que mais gosto na vida." - avaliou o camisa 2, que também agradeceu o Coach Wilbert pelo trabalho que o fez retornar mais rapidamente aos gramados: "Sem deixar de agradecer ao Matheus por todo apoio que me deu desde o inicio da minha lesão. Sempre me deu todo o suporte que eu precisei e me transformou em um atleta de verdade. Sempre vou lembrar de tudo isso que ele fez por mim." - agradeceu.

Celso começou a jogar futebol americano em 2011 no extinto Botafogo Mamutes, como wide receiver. Seus primeiros tackles foram na areia pelos Piratas de Copacabana, equipe em que permanece no elenco até hoje. Na grama, o safety estava no elenco do Botafogo de 2011 a 2013, acompanhando a transição de Botafogo Mamutes para Botafogo F.A e, desde 2014, a unificação com o Botafogo Reptiles, o atleta ingressou nos maiores campeões da areia em 2015.

Moacyrzão volta a ser casa do Macaé Oilers pela Liga Fluminense de Futebol Americano

Moacyrzão recebe os Oilers pela terceira vez (foto: Ana Chaffin)
Voltando com a aquela nem tão velha, mas boa mania de usar grandes estádios de futebol no estado do Rio de Janeiro, a Liga Fluminense de Futebol Americano volta a ter como palco o Cláudio Moacyr, o Moacyrzão. Dessa vez, os Oilers (3-1) recebem o Volta Redonda Falcons (1-3), reeditando a final da temporada de 2015, onde os macaenses ergueram seu primeiro título. O duelo válido pela sexta rodada da LiFFA acontece no domingo (9), às 14h. O ingresso está no valor de R$ 10.

O último encontro entre eles foi no Raulino, e deu Oilers
(foto: Ayanne Carvalho)
O jogo é importante para o futuro dos times no certame, principalmente dos Falcons. Caso vença, a equipe do Sul Fluminense chega ao seu segundo triunfo na competição e mantém as esperanças de Playoffs vivas; se perder, encontra sua quarta derrota e se despede matematicamente da pós-temporada. Já para Macaé é importante vencer, assim assegura a segunda colocação e atua em casa na semifinal; caso sofra um revés, os campeões de 2015 podem ver o Magé Barões e o RJ Islanders encostarem nessa briga. 

Esse duelo no Moacyrzão é praticamente uma cortesia aos Falcons, que levaram a final ao estádio Raulino de Oliveira, justamente contra os Oilers. Na ocasião, o jogo foi o primeiro compromisso da LiFFA em um estádio renomado. Essa será a terceira vez que os macaenses vão usar o Cláudio Moacyr em sua agenda, anteriormente, em maio, contra o Flamengo F.A em um amistoso e, em junho, na abertura da Liga Fluminense, no triunfo dos Petroleiros contra o Botafogo Reptiles.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Lizmat transfere rodada para o sábado devido às eleições municipais

Duelo acontece pela primeira vez no sábado
O fim de semana com certeza é de decisão: no sábado (1), às 14h, em Bicas, entre Maquinistas F.A e Centauros F,A, pela terceira rodada da Liga da Zona da Mata; domingo, nas urnas. E por causa do dia da votação que define o rumo de cada cidade a organização do torneio passou o jogo para o sábado. Sitaução incomum na maioria dos campeonatos recém-criados.

E se esse o Opinião F.A fala pouco de política, vamos informar o que importa, o tamanho do jogo: já pra começar, o duelo entre os Maquinistas de Bicas (1-1) e os Centauros de São João Nepomuceno (0-2) é um clássico do interior mineiro - é dito que as cidades não se gostam. Pra melhorar, a população está se mobilizando para lotar o Campo do Leopoldina; com contornos de decisão, o duelo válido pelo grupo A da Lizmat pode definir o futuro das equipes, já que a derrota para os visitantes seria uma eliminação matemática e daria aos Maquinistas uma "gordurinha" para a classificação; se os Centauros vencem o derby, eles empatam com seu adversário em vitórias e derrotas, assim, chegaria firme na briga pelos playoffs.

Além da promessa de jogão, o evento vai contar com apresentação das Cheerleaders dos Maquinistas, o som do DJ Andrézinho, show do intervalo, além de algodão doce e pula-pula para a criançada. O evento vai ter a locução especializada com narrador e comentarista.

Classificação atualizada da Liga da Zona da Mata 

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Josh Marchbanks: o novo 'gringo' dos Oilers

Pois bem, essa reportagem poderia ter sido escrita bem antes, lá em junho, quando às vésperas da abertura da Liga Fluminense de Futebol Americano recebi uma mensagem que dizia que o Macaé Oilers teria um novo americano para sua temporada no Full-Pads. Na ocasião, erraram, e me disseram que era um linebacker, mas não, era um quarterback: Josh Marchbanks.

Confira alguns dos melhores momentos de Josh Marchbanks

Marchbanks em sua estreia pelos Oilers (foto: Jana Aguiar)
Hoje, setembro, alguns meses se passaram desde a apagada estreia de Josh na vitória por 7 a 6 em cima do Botafogo Reptiles, na festa do Moacyrzão. De lá pra cá, o americano vem contribuindo muito para a produção do ataque do campeão da LiFFA em 2015. Certamente, Marchbanks possui uma parcela de sucesso no recorde de três vitórias e uma derrota da equipe na competição que lhes rende, hoje, o segundo lugar e a vantagem de fazer a semifinal em seus domínios.

Essa reportagem não é pra falar se Josh é bom ou é ruim. Ela veio para responder uma pergunta: "De onde saiu esse 'gringo'?

Josh é americano, tem 30 anos, e é de Portland, no Oregon. Quando mais jovem, ele começou a jogar futebol americano no que se equivale à 7ª série no Brasil e parou aos 19. Aos 27 anos, quando estava morando em Idaho, ele escolheu voltar aos gramados em 2014 para atuar como safety na Idaho Contact Football League (ICFL), onde em sua última temporada, em 2015, chegou a atuar como outside linebacker.

Josh no duelo contra os Yetis (foto: Jana Aguiar)
Em 2016, no primeiro semestre, Josh veio ao Brasil visitar um amigo em Campos dos Goytacazes, cidade vizinha à Macaé. Procurando por um time para jogar, Marchbanks entrou em contato com o Mooca Destroyers-SP que indicou o Macaé Oilers. O até então safety e linebacker contatou os macaenses, que através de Patrick Ribeiro - americano e técnico da equipe - trouxe o camisa 2 para a Cidade do Petróleo.
Os macaenses tinham como seu lançador o jovem e promissor Gabriel Lázaro, curiosamente que também tinha aparições como safety. Marchbanks agora é titular, mas reveza alguns snaps com quem começava os jogos da temporada campeã de 2015. A equipe vem sabendo aproveitar as oportunidades e em algumas situações constroem um backfield com Josh, Gabriel Lazaro, Patrick Ribeiro e Paul Amorim - o mais americano dos brasileiros.

Atuando como lançador, Josh sabe que precisa melhorar e dificuldades nos dois primeiros jogos pelou pouco tempo de casa:

"Em uma auto-avaliação como quarterback, eu sei que eu tenho que melhorar. Os dois primeiros primeiros jogos foram difíceis, eu tinha apenas dois treinos, não sabia exatamente o que era para ser executado ofensivamente e não sabia os atletas que eu tinha." - avaliou o novato na LiFFA.


sábado, 3 de setembro de 2016

Em jogo de opostos, Botafogo Reptiles recebe o Teresópolis Rockers

A primeira da LiFFA Full-Pads está passando mais rápido do que podemos enxergar e já ultrapassamos a metade da temporada regular com a abertura da quarta rodada. Nesse domingo (4), em casa, o Botafogo Reptiles (0-3) joga a sobrevivência contra o líder Teresópolis Rockers (3-0), às 14h, em local não divulgado e sem possibilidade de acesso pela torcida.

Primeiro jogo entre as equipes na história acontece nesse domingo (4)
Esse duelo pode ser considerado um clássico indireto, já que o Teresópolis Rockers possui uma base de atletas do Flamengo. Na verdade, o que importa para os primeiros campeões da LiFFA é vencer e manter os 100% de aproveitamento ao lado do Macaé Oilers - que fará seu quarto jogo contra o próprio Rockers, dia 18 de setembro, em Macaé, possivelmente valendo a liderança isolada.

As chances do Botafogo se classificar são difíceis, já que precisa vencer os próximos três duelos e, quem sabe, precisaria torcer por resultados. E, caso a classificação não venha mais para frente, a temporada já vale muito por conseguir testar jogadores novatos, recém-chegados e até dar mais tempo de jogo para veteranos.